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Dois fatores concorrem para essa impressão: o emprego de uma turbina de baixa inércia e menor pressão máxima, que "sopra" já em baixos regimes, e a grande suavidade de funcionamento do motor de cinco cilindros e 2,0 litros, o melhor da Volvo nesse aspecto (saiba mais sobre técnica), que leva o motorista a não perceber o uso de rotações mais altas pelas "reclamações" do motor.

Clique para ampliar a imagem As lanternas que sobem pelas colunas são uma marca da Volvo desde a 850, perua que antecedeu a V70. Os "ombros" nas laterais e a grade proeminente são mais recentes, mas também garantem personalidade

Assim, a versão de entrada anuncia velocidade máxima de 210 km/h e aceleração de 0 a 100 km/h em 9,8 s (contra 240 km/h e 9,5 s da T5), marcas que indicam um bom dimensionamento do motor para o veículo. Por seu porte não se espera um baixo consumo, mas o índice médio declarado pelo fabricante, 9,6 km/l, poderia ser melhor do que o da versão mais potente.

Toda V70 possui transmissão automática, mas não são todas iguais. Na T5 vem a caixa Geartronic, que permite operação manual seqüencial, recurso ausente do câmbio (também de cinco marchas) da 2.0T. Como não se trata de um esportivo, a desvantagem aparece mais em descidas de serra acentuadas, em que não é tão prática a seleção de uma marcha inferior -- mas a operação manual habilita retomadas em rotação baixa com acelerador a fundo, condição de menor consumo. De resto, a mesma suavidade nas trocas e boa resposta ao acelerador.

Apesar de todo seu peso, bastam 9,8 s para acelerar de 0 a 100 km/h. O suave e eficiente motor turbo de 2,0 litros e 180 cv entrega o torque máximo em uma ampla faixa, a partir de 2.200 rpm
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As suspensões são semelhantes, com um rodar confortável e seguro, chegando a surpreender nas curvas rápidas pelo tamanho e peso da perua. A ausência do controle de estabilidade não será percebida pela maioria dos usuários, tal a facilidade de conduzi-la com vigor. A V70 passa por lombadas sem problemas e freia muito bem, no que também contribuem os ótimos pneus Michelin Pilot HX. Poderiam ser melhores os faróis, que nem superfície complexa utilizam.

Pagar R$ 42 mil a menos por um produto ainda bem-equipado e agradável de dirigir, que não passa a menor sensação de versão despojada, parece mesmo um caso a se pensar.

Ficha técnica

MOTOR - transversal, 5 cilindros em linha; bloco e cabeçote de alumínio; duplo comando no cabeçote, 4 válvulas por cilindro. Diâmetro e curso: 81 x 77 mm. Cilindrada: 1.984 cm3. Taxa de compressão: 9:1. Potência máxima: 180 cv a 5.300 rpm. Torque máximo: 24,4 m.kgf de 2.200 a 5.300 rpm. Injeção multiponto seqüencial, turbocompressor e resfriador de ar.

CÂMBIO - automático, 5 marchas; tração dianteira. Relações: 1ª) 4,77; 2ª) 3,00; 3ª) 1,96; 4ª) 1,32; 5ª) 1,02; diferencial, 2,65. Regime a 120 km/h em 5ª: 2.700 rpm. Regime na velocidade máxima em 5ª: 4.700 rpm.
FREIOS - dianteiros a disco ventilado, 305 mm ø; traseiros a disco, 288 mm ø; antitravamento.
DIREÇÃO - de pinhão e cremalheira; assistência hidráulica; diâmetro de giro, 10,9 m.
SUSPENSÃO - dianteira, independente, McPherson, mola helicoidal, estabilizador; traseira, independente, multibraço, mola helicoidal, estabilizador.
RODAS - 7 x 16 pol; pneus, 215/55 R 16 W.
DIMENSÕES - comprimento, 4,71 m; largura, 1,8 m; altura, 1,49 m; entreeixos, 2,75 m; bitola dianteira, 1,56 m; bitola traseira, 1,56 m; capacidade do tanque, 80 l; porta-malas, 485 a 1.641 l; peso, 1.528 kg.
 
Desempenho e consumo
DESEMPENHO - velocidade máxima, 210 km/h; aceleração de 0 a 100 km/h, 9,8 s.
CONSUMO - médio (cidade/estrada), 9,6 km/l.
Dados do fabricante; a Volvo não divulga o consumo nos padrões usuais de cidade e estrada
Comentário técnico
> O motor de cinco cilindros e 2,0 litros da Volvo, disponível desde o ano passado para o S60 e há alguns meses também para a V70 no Brasil, combina o diâmetro de cilindros do seis-em-linha de 2,8 litros do S80 T6 (81 mm) com um pequeno curso de pistões (77 mm). Como suas bielas medem 147 mm, o maior comprimento usado na marca, o resultado é uma relação r/l muito favorável de 0,262, que expressa a suavidade de funcionamento sentida ao dirigir. O motor intermediário da perua -- o 2,4-litros de 200 cv da versão 2.4T -- acaba sendo o pior dos três, com r/l de 0,322 (veja tabela completa).
> Como a versão de topo, a V70 2.0T também traz uma barra de amarração (stress bar) ligando as torres da suspensão dianteira. Sua função é aumentar a rigidez da carroceria, reduzindo possíveis torções que prejudicam a estabilidade.
> Entre os recursos de segurança inovadores da Volvo está o WHIPS, Whiplash Protection System ou sistema de proteção contra o efeito chicote (saiba como funciona). As bolsas infláveis frontais são de dois estágios: um sensor registra a gravidade do impacto e adapta o enchimento das bolsas de acordo com força da colisão. Se o impacto for menos forte, infla apenas 70% de sua capacidade. As janelas laterais utilizam vidro laminado, que não se estilhaça.
 
Garantia e assistência
Garantia, 2 anos sem limite de quilometragem, incluindo despesas de manutenção normal; rede de concessionárias, 14; informações de fábrica, 0800 411199.
 
Dados do carro avaliado
Ano-modelo, 2002; pneus, Michelin Pilot HX; quilometragem inicial, 6.600 km.

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