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Qualidade |
Quando o leitor dirige automóveis de modelos e cilindradas variadas, talvez perceba uma diferença no comportamento de alguns motores. Há veículos em que o propulsor é "liso", sobe de giros com suavidade, sem vibrações excessivas, e chega ao limite de rotações quase sem se notar. E há os carros que "arranham", reclamam à medida em que o ponteiro do conta-giros se move, transmitindo vibrações e aspereza que tiram muito do prazer de dirigir. |
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Em dois motores de mesmo curso do pistão, com a biela maior (vista no desenho à direita) seu ângulo com a vertical é nitidamente menor: vantagens no aproveitamento da força de expansão dos gases queimados | ![]() |
Como se sabe, durante o funcionamento do motor os pistões sobem e descem no seu trabalho de movimentar o virabrequim. Unindo pistões e virabrequim estão as bielas, que oscilam para um lado e para o outro à medida em que este último gira, formando um ângulo com o plano do cilindro. É fácil entender que, quanto maior (mais longo) for o curso do virabrequim (manivela portanto maior) e mais curtas forem as bielas, mais acentuado será esse ângulo, tornando mais intensas as forças laterais dos pistões sobre os cilindros. |
Poucos informam, mas todos os fabricantes conhecem a relação r/l e como ela afeta o prazer em dirigir. O motor 2,0 do Astra fica no limite correto de 0,3 | ![]() |
O limite para
uma relação r/l correta é 0,3. Todo engenheiro sabe que quanto maior for a biela, melhor para o motor. Uma biela infinitamente longa seria o ideal, mas é preciso considerar que há limites de altura do motor, impostos pelo estilo, e que quanto mais longa a biela, maior terá de ser sua resistência para que não venha a
fletir. É válida uma comparação: fazendo força vertical sobre uma
régua apoiada numa mesa, quando mais comprida a régua, mais ela
entorta, mais ela flete -- e, como a biela, depois de fletir repetidas
vezes a régua quebra. |
Técnica & Preparação - Página principal - Escreva-nos - Envie por e-mail Data de publicação: 17/8/02 © Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados |