De
999 a 1.796 cm3, o comprimento de bielas é o mesmo em todos os motores
usados
no Corsa. Resultado: funcionamento suave no 1,0 e um tanto áspero no
1,8
Esse motor pertence a uma linha que tem
versões com cilindrada de 1,0, 1,4 e 1,6 litro, usadas no Corsa antigo e
no Celta, todas com bielas de 129,75 mm. Ao passar o curso dos pistões para 88,2 mm
no 1,8, o fabricante elevou a relação r/l para
0,339, a pior entre os automóveis nacionais e importados relacionados
neste artigo (veja tabela). O resultado foi uma aspereza de funcionamento em
média e alta rotação que até o motorista menos experimentado percebe -- mesmo que não conheça sua origem.
Outras marcas também incorrem nesse erro, mas em menor grau. O antigo motor Fiasa da Fiat,
que por muito tempo equipou 147, Uno e Palio e seus derivados, teve versões de 994, 1.048, 1.297 e 1.497 cm3
(não confundir com o 1,5 da linha Sevel, extinto já em 1990), diferenciadas apenas no curso dos pistões, entre 54,8 e 82,5 mm. As bielas de 130 mm eram as mesmas em toda a linha. Com isso, a versão 1,0 apresentava funcionamento dos mais suaves (r/l de 0,21,
a melhor já vista pelo BCWS), enquanto no 1,5-litro o fator subia para
elevado 0,317. Continua
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