Na faixa de 1,6 litro, um dos melhores exemplos de motor em maciez de funcionamento e rendimento global era o Volkswagen AP-600 (depois AP-1600), com curso de 77,4 mm e biela de 144 mm, para r/l de 0,268. Em sua evolução, o 1,6 com bloco de alumínio utilizado pelo Golf de 1999 a 2001, as bielas eram ainda maiores, 149 mm, para excelente r/l de 0,259. |
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No Brasil a VW manteve as bielas do motor 1,8 no 2,0 do Santana e Gol, que adquiriu incômoda aspereza. Mas até na Alemanha as bielas curtas voltaram a ser usadas, para evitar um bloco muito alto que não caberia sob o capô |
Em contrapartida, a mesma VW deu bons exemplos de efeito
de bielas inadequadas quando lançou o motor 2,0-litros do Santana, em 1988. Com a biela de 144 mm, o 1,8-litro apresentava relação r/l de 0,3 exato (como no GM 2,0), mas a mesma biela no 2,0
(curso de 92,8 mm) elevou a relação para 0,322. Na Alemanha o motor maior saiu
desde o início com bielas
de 159 mm, para r/l de 0,291, mas a VW brasileira informa que também lá as
de 144 mm retornaram. A razão é que as mais longas requerem bloco 15 mm
mais alto. |
A BMW não brinca em serviço: o seis-cilindros em linha de 2,5 litros tem ótima relação r/l de 0,258, para insensibilidade às velocidades comuns nas auto-estradas alemãs | ![]() |
Fabricantes de prestígio como Mercedes-Benz, BMW e Porsche, que projetam carros para percorrer as
autobahnen, as auto-estradas alemãs de velocidade ilimitada, a mais de 200 km/h por centenas de quilômetros, cuidam deste fator como poucos. |
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Marca | Motor (l) | Exemplos
de aplicação |
Curso (mm) | Bielas (mm) | Relação r/l |
Alfa Romeo | |||||
A marca não divulgou o comprimento das bielas de seus motores |
Audi | 1,6 | A3 | 77,4 | 149 | 0,259 | |
1,8 | A3, A4 até 2001 | 86,4 | 144 | 0,3 | ||
2,8 | A4 e A6 até 2001 | 86,4 | 164 | 0,263 | ||
A marca não divulgou o comprimento das bielas de alguns de seus motores |
BMW | 2,2 | Série 3 | 80 | 145 | 0,275 | |
2,5 | Série 3 | 75 | 145 | 0,258 | ||
A marca não divulgou o comprimento das bielas de outros motores solicitados |
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