Best Cars Web Site
Técnica

Na faixa de 1,6 litro, um dos melhores exemplos de motor em maciez de funcionamento e rendimento global era o Volkswagen AP-600 (depois AP-1600), com curso de 77,4 mm e biela de 144 mm, para r/l de 0,268. Em sua evolução, o 1,6 com bloco de alumínio utilizado pelo Golf de 1999 a 2001, as bielas eram ainda maiores, 149 mm, para excelente r/l de 0,259.

No Brasil a VW manteve as bielas do motor 1,8 no 2,0 do Santana e Gol, que adquiriu incômoda aspereza. Mas até na Alemanha as bielas curtas voltaram a ser usadas, para evitar um bloco muito alto que não caberia sob o capô

Em contrapartida, a mesma VW deu bons exemplos de efeito de bielas inadequadas quando lançou o motor 2,0-litros do Santana, em 1988. Com a biela de 144 mm, o 1,8-litro apresentava relação r/l de 0,3 exato (como no GM 2,0), mas a mesma biela no 2,0 (curso de 92,8 mm) elevou a relação para 0,322. Na Alemanha o motor maior saiu desde o início com bielas de 159 mm, para r/l de 0,291, mas a VW brasileira informa que também lá as de 144 mm retornaram. A razão é que as mais longas requerem bloco 15 mm mais alto.

Antes do 2,0 houve a questão do motor 1,8. Lançado em 1984 com bielas de 136 mm para o curso de 86,4 mm, a r/l era 0,317. Combinado à transmissão longa (4+E), o Santana de 85 cv decepcionou em desempenho. Em pouco tempo saía nova versão de motor, 90 cv, com bielas de 144 mm (r/l de 0,3), e a transmissão era encurtada -- e a VW convenceu a todos de que o erro estava no câmbio...

A BMW não brinca em serviço: o seis-cilindros em linha de 2,5 litros tem ótima relação r/l de 0,258, para insensibilidade às velocidades comuns nas auto-estradas alemãs

Fabricantes de prestígio como Mercedes-Benz, BMW e Porsche, que projetam carros para percorrer as autobahnen, as auto-estradas alemãs de velocidade ilimitada, a mais de 200 km/h por centenas de quilômetros, cuidam deste fator como poucos.

O 2,5-litros da marca bávara, por exemplo, recorre a um curso reduzido de 75 mm e utiliza bielas de 145 mm, para uma ótima relação de 0,258. Ao lado da configuração de seis cilindros em linha, que a empresa reluta em abandonar, a excelente relação r/l expressa em números o prazer de acelerar um motor suave e isento de vibrações.

A hora da verdade

A tabela abaixo traz a relação r/l e os dados necessários para sua obtenção (curso dos pistões e comprimento das bielas entre os centros dos furos) da maioria dos automóveis e utilitários vendidos no Brasil. Alguns fabricantes omitiram-se a nossas insistentes solicitações e não divulgaram esta informação, casos em que aparece a sigla ND (não-disponível). Caso venham a rever esta posição mais tarde, a tabela será atualizada. Na coluna à extrema direita aparece nosso julgamento da relação r/l obtida: até 0,300, correto (em verde); acima, incorreto (em vermelho).

Marca Motor (l) Exemplos de
aplicação
Curso (mm) Bielas (mm) Relação r/l
Alfa Romeo
A marca não divulgou o comprimento das bielas de seus motores
   
Audi 1,6 A3 77,4 149 0,259  
  1,8 A3, A4 até 2001 86,4 144 0,3  
  2,8 A4 e A6 até 2001 86,4 164 0,263  
A marca não divulgou o comprimento das bielas de alguns de seus motores
   
BMW 2,2 Série 3 80 145 0,275  
  2,5 Série 3 75 145 0,258  
A marca não divulgou o comprimento das bielas de outros motores solicitados

Técnica & Preparação - Página principal - e-mail

© Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados