O limpador de pára-brisa é digno de nota: de um só braço, possui sistema pantográfico que altera a posição da palheta no lado esquerdo do vidro, varrendo-o quase todo -- não resta uma área sem varrer à frente do motorista, como no Uno. O retrovisor esquerdo é
convexo, embora com efeito lente menor do que o ideal. Ainda, o pequeno capô fecha-se facilmente, ao contrário de outros do tipo como Zafira e Mercedes Classe A. |
Capô e
pára-brisa em linha praticamente reta dão ao Twingo formato
monovolume, no que foi precursor entre os pequenos. O limpador
monobraço é do tipo pantográfico, com ótima varredura |
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Outros pontos, porém, deveriam ser revistos: o painel escurece ao se acender os faróis, dificultando sua leitura ao usá-los durante o dia (um ponto adicional de ajuste, como a Chrysler usa para seus hodômetros, resolveria); a buzina é acionada pela alavanca à esquerda do volante, a que o motorista precisa se habituar; a cobertura do porta-malas, solta, produz ruídos; o controle elétrico dos vidros não
inclui temporizador; e o limpador de pára-brisa não é sincronizado ao lavador. |
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Leve, 820 kg, o
pequeno Renault consome pouco e faz bom proveito do motor 1,0 16V de 68
cv. Mas um estabilizador faria bem ao comportamento dinâmico |
As marcas de consumo divulgadas são muito boas, 14,4 km/l na cidade e 20,4 km/l na estrada. O carro não agrada, porém, no nível de ruído: com revestimento absorvente parcial sob o capô, o motor não chega a incomodar, mas barulhos de todo tipo (pneus, vento, escapamento) invadem o habitáculo em velocidades de viagem, mesmo moderadas como 110 km/h. Mais cuidado com esse aspecto o tornaria bem mais confortável. |
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