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Evolução sem surpresas

Os mesmos ganhos da família sem aumento de preço
marcam o novo Strada, que traz versão Adventure

Texto: Fabrício Samahá - Fotos: divulgação

Nenhuma surpresa, mas várias e boas novidades: dez meses depois da reestilização do Palio, as mudanças chegam ao picape Strada, líder em sua categoria. Além da frente e do painel uniformizados com o restante da linha, o modelo 2002 traz pequenas alterações mecânicas e uma versão Adventure, que segue o perfil da perua Weekend fora-de-estrada de mesmo nome.

Lançado em 1998, o Strada é o mais recente dos picapes leves -- já que o Saveiro "Geração III" é uma reestilização do modelo de 1997 -- e não demonstrava envelhecimento, mas a renovação do restante da família criava expectativa pelo novo picape. A frente é a mesma de toda a linha, com os eficientes faróis de duplo refletor e superfície complexa, além da grade incorporada ao capô. A única distinção é a parte superior do pára-choque sem pintura, na versão LX, ou todo ele, nas demais, em harmonia com as molduras em preto-fosco dos arcos dos pára-lamas.

A versão Adventure substitui a antiga Trekking como o Strada de apelo mais aventureiro. Vem apenas com cabine estendida e o mesmo motor 1,6 16V da LX, agora com mais torque

Na traseira aparecem lanternas com uma parte translúcida, mantendo-se o estribo no pára-choque e a tampa com o logo Fiat em baixo relevo, pontos polêmicos do modelo anterior. Internamente, painel e portas foram redesenhados, mas não os bancos. A bolsa inflável do passageiro pode ser desligada, especialmente útil pois o Código de Trânsito permite o transporte de crianças nesse assento dos picapes.

Ao contrário do que muitos esperavam, ainda não ocorreu a substituição do motor "Fiasa" de 1,5 litro e 76 cv da versão de entrada, Working, pelo 1,25 de 16 válvulas e 80 cv da família Fire. O Strada, ao lado de Fiorino, Uno Furgão e Palio Young, encarrega-se de manter viva uma linha de motores que já foi aposentada até no decano Mille, num claro contra-senso. A Fiat alega que seu bom torque em baixas rotações atende ao perfil de uso mais utilitário da versão. O conhecido motor 1,6 italiano, de 16 válvulas e 106 cv -- agora com 0,3 m.kgf mais de torque máximo, passando a 15,4 m.kgf --, equipa a versão LX e também a nova Adventure.

O novo painel equipa toda a linha, mas com grafismo exclusivo em amarelo no Adventure. Embreagem de comando hidráulico e ar-condicionado reprojetado são outras boas novidades

Esse Strada, que substitui o antigo Trekking, traz os elementos de estilo da Palio Adventure: quebra-mato, faróis de longo alcance (em adição aos de neblina, também existentes no LX), estribo lateral (com exclusivos apoios para os pés na parte posterior), pneus de uso misto e perfil alto (175/80 R 14), grafia dos instrumentos em amarelo e revestimento interno exclusivo. Os pára-choques vêm em preto e há adesivos decorativos nas laterais da caçamba.

Tanto o Adventure quanto o LX vêm apenas com cabine estendida, oferecida como opção ao Working. A cabine simples é restrita ao Working, com motor 1,5 ou o 1,6 16V opcional. Outras alterações mecânicas estão nas três versões, como embreagem de comando hidráulico, suspensão dianteira com molas e amortecedores mais leves e ar-condicionado reprojetado, mais silencioso e sem o velho problema de não se conseguir temperatura mediana (saiba mais).
Continua

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