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Ambas as portas têm interruptor de travamento central; se alguma estiver aberta, uma luz se acende no painel. Os vidros possuem temporizador do controle elétrico e, no console central, ficam uma tomada adicional de energia (além do acendedor de cigarros) e o comando de desativação da bolsa inflável do passageiro. A luz de freio elevada, no topo da cabine, também ilumina a caçamba -- dotada de proteção interna, mas sem ganchos para amarrar a carga.

Com a solução, ainda única no mercado nacional, o usuário do Ranger ganha comodidade no acesso ao compartimento traseiro, até para acomodar a bagagem
A posição de dirigir seria melhor se houvessem ajustes de altura e de apoio lombar do banco, mas não compromete. Outros pontos melhoráveis são pára-brisa sem faixa degradê, hodômetros convencionais (o tipo digital, como no Dakota, dificulta adulteração por vendedores desonestos) e antena fixa e alta demais, um problema em garagens baixas. Por falar em altura, nem todos sobem com facilidade na cabine -- estribos seriam recomendáveis.

Torque de sobra

Dos três motores disponíveis no Supercab (2,5-litros a gasolina ou turbodiesel e 4-litros V6 a gasolina), o mais potente é o que equipava a unidade avaliada. Conhecido desde os primeiros Rangers importados, o V6 de 162 cv não é um ícone de potência -- a concorrência oferece 177-180 cv com seis cilindros e 232 cv com oito -- mas permite um dirigir agradável, sem esforço e com suavidade.

Acabamento e instrumentação agradam e a bolsa inflável do passageiro pode ser desligada com a chave. O console central, porém, elimina o lugar para um passageiro extra
Sair em segunda marcha não é com ele; contudo, pode-se ir direto da primeira à quarta sem reclamações -- quase um automático. Na estrada, mantêm-se o limite usual de 120 km/h com baixa rotação (a alavanca de câmbio chega a indicar "D" em vez de 5, significando overdrive ou sobremarcha -- saiba mais) e boa reserva para retomadas.

A Ford poderia oferecer diferencial autobloqueante, como faz a Dodge, para arrancadas mais seguras em pisos de baixa aderência. O consumo não é divulgado pelo fabricante, mas percebe-se a queda rápida do ponteiro do tanque de 75 litros.

Em relação à cabine simples, a estendida traz vantagem na absorção de impactos, pois as rodas traseiras ficam mais distantes dos passageiros e o entre-eixos é bem mais longo. Embora razoavelmente macio, o Supercab não esconde que é um picape. Dentro desse contexto, o comportamento dinâmico é correto e os freios atuam bem, devendo-se lembrar que o antitravamento restringe-se às rodas traseiras.

Caçamba é a mesma da versão de cabine simples, mantendo espaço e capacidade de carga. Faltam ganchos para amarrá-la
A posição do Ranger no mercado não é muito confortável: custando R$ 44.285 na versão XLT V6 com cabine estendida e tração 4x2 (com tração integral são R$ 3.100 a mais), enfrenta forte concorrência do Dakota Sport de mesma configuração (mais moderno, mas de apenas duas portas), vendido a R$ 42.750, e aproxima-se do S10 Executive de cabine dupla, bem mais equipado internamente, mas desprovido de bolsas infláveis, a R$ 48.325.

Nosso mercado pode não ser variado como o norte-americano, mas a briga de marcas tem feito bem ao consumidor. Continua

Equipamentos de série e opcionais
Acionamento elétr. vidros D / T S/NA
Ajuste de altura bancos E / D ND
Ajuste de apoio lombar E / D ND
Ajuste do volante em altura / profundidade S/ND
Ajuste elétr. retrovisores E / D S
Alarme antifurto / ultrassom / controle a distância ND
Aquecimento S
Ar-condicionado / automático S/ND
Bancos / volante em couro ND
Bolsa inflável E / D / laterais S/S/ND
Câmbio automático ND
Comando int. porta-malas NA
Computador de bordo ND
Conta-giros S
Controle aut. de velocidade ND
Controle de tração ND
Direção assistida S
Faróis de neblina S
Freios antitravamento (ABS) S*
Imobilizador de motor ND
Limpador/lavador traseiro NA
Luzes de leitura D / T S/ND
Luz traseira de neblina ND
Rádio/toca-fitas ND
Rádio/toca-CD S
Relógio S
Repetidoras laterais de direção ND
Rodas de alumínio S
Terceira luz de freio S
Teto solar / comando elétrico ND
Travamento central S
Vidros verdes S
* Apenas nas rodas traseiras
Convenções: S = de série; O = opcional; ND = não disponível; NA = não-aplicável; E / D = esquerdo / direito; D / T = dianteiro / traseiro

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