O console central fica bem recuado em relação ao topo do painel, o que dificulta o uso dos comandos de ventilação, dos controles elétricos de vidros (apenas dianteiros, com
função um-toque e proteção antiesmagamento, mas sem
temporizador) e do travamento das portas. Este último
é difícil de encontrar à noite após desligar a ignição -- a VW deveria mudá-lo para a porta do motorista ou permitir que os
velhos pinos controlassem a trava central, o que não ocorre hoje.
Carece de aperfeiçoamento também o ar-condicionado muito ruidoso. |
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Visual arrojado do painel
chega a destoar do perfil comportado do Polo. Se o estilo pode
agradar, os instrumentos estão muito pequenos e condensados, o que
dificulta a leitura |
A posição de dirigir é boa e a espuma de alta densidade dos bancos -- tipicamente alemã -- apóia bem o corpo, cansando menos em longos percursos. O acabamento cinza-claro, em tecido simples, é ótimo em um país tão quente, mas deveria haver faixa degradê no pára-brisa pelo mesmo motivo. Agrada muito o teto solar padrão Audi/Passat, com um comando giratório (elétrico) que permite selecionar o ponto de abertura e proteção
antiesmagamento. A própria oferta do item em um carro de seu porte é bastante rara no mercado
nacional, mas para tê-lo é preciso adquirir um pacote de opcionais
de R$ 7.938! |
Lançado na Europa em 1995, o Classic está envelhecendo diante dos novos Clio Sedan e Siena, mas um sucessor está sendo preparado dentro do projeto PQ-24, que também dará origem ao próximo Gol | ![]() |
Típico carro pequeno com sua distância entre eixos de 2,44 metros, o Classic oferece espaço razoável para pernas e cabeças, mas um tanto restrito para os ombros de três passageiros sentados atrás. Eles também vão reclamar das manivelas de vidros, que fazem raspar a mão no assento. Dois deles dispõem de encosto de cabeça e cinto de três pontos. |
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A traseira bastante alta prejudica a visibilidade, mas traz compensação no bom porta-malas, de 455 litros. Só que o estepe deixa o assoalho irregular |
O veterano AP continua vivo
Quase esquecido na linha Gol, em que as versões 1,0 com e sem turbo bem poderiam ser mantidas como únicas opções, o motor AP-1800 -- projeto VW dos anos 70, utilizado aqui há 15 anos -- permanece vivo e forte no Polo Classic. Com injeção multiponto desenvolve
97 cv de potência, valor superado pelos 1,6 de 16 válvulas da concorrência, e
15,5 m.kgf de torque a 3.000 rpm. O motorista acostumado a unidades mais modernas pode estranhar seu nível de vibrações e aspereza, mas o torque
bem palpável em baixas rotações é fator de conforto, ao proporcionar boas retomadas sem
redução de marcha. Continua |
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