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Em vez do Gol, existe na Europa o Polo hatchback, em versões desde 50 cv até o esportivo GTI (vermelho), com 125 cv, rodas de 15 pol e freios a disco na traseira
Comentário técnico
> Derivado de um carro de sucesso da Volkswagen alemã, o Polo hatch, este sedã traz uma diferença importante em relação à linha Gol: o motor vem em posição transversal, mais eficaz no aproveitamento de espaço e na transmissão de potência. A VW, contudo, alegava -- ao lançar o Gol de segunda geração, em 1994 -- que o motor longitudinal é mais seguro nas colisões deslocadas, que vêm recebendo mais atenção das autoridades no mundo todo. Pode ser verdade, mas não se tem notícia de outro carro pequeno de concepção atual, no mundo, a persistir nessa posição.
> O Polo é caso raro de versão três-volumes com distância entre eixos diferente do hatchback de que deriva: 2,445 m contra 2,405 m. Como a plataforma do Classic foi a base para o desenvolvimento dos "primos" Seat Ibiza e Cordoba, o hatch espanhol ficou com maior distância que o alemão.
> O motor 1,8 de oito válvulas não equipa mais o Polo Classic na Europa: lá a oferta inclui versões 1,4 de 60 e 75 cv, o moderno 1,6 (que vinha no Golf) de 101 cv e três motores a diesel de 1,9 litro, com potência de 68, 90 e 110 cv. Já o modelo hatch oferece outras opções, do pequeno 1,0 de 50 cv a um saudável 1,6 de 16 válvulas e 125 cv, que o leva de 0 a 100 km/h em 8,7 s. Esta versão vem com diferencial autobloqueante, freios a disco também na traseira e rodas de 15 pol com pneus 195/45. Se tivéssemos aqui o Polo hatch em vez do Gol, seria o sucessor natural do saudoso Gol GTI.
Ficha técnica

MOTOR - transversal, 4 cilindros em linha; bloco de ferro fundido, cabeçote de alumínio; comando no cabeçote, 2 válvulas por cilindro. Diâmetro e curso: 81 x 86,4 mm. Cilindrada: 1.781 cm3. Taxa de compressão: 10:1. Potência máxima: 97 cv a 5.250 rpm. Torque máximo: 15,5 m.kgf a 3.000 rpm. Injeção multiponto seqüencial.

CÂMBIO - manual, 5 marchas; tração dianteira. Relações: 1) 3,79; 2) 2,12; 3) 1,46; 4) 1,03; 5) 0,84; diferencial, 3,94. Regime a 120 km/h em 5a.: 3.730 rpm. Regime na velocidade máxima em 5a.: 5.600 rpm.
FREIOS - dianteiros a disco; traseiros a tambor; antitravamento (opcional).
DIREÇÃO - de pinhão e cremalheira; assistência hidráulica; diâmetro de giro, 11,1 m.
SUSPENSÃO - dianteira, independente, McPherson, com estabilizador; traseira, eixo de torção.
RODAS - 6 x 14 pol.; pneus, 185/60 R 14 H.
DIMENSÕES - comprimento, 4,137 m; largura, 1,64 m; altura, 1,442 m; entreeixos, 2,443 m; bitola dianteira, 1,429 m; bitola traseira, 1,394 m; capacidade do tanque, 45 l; porta-malas, 455 l; peso, 1.080 kg.
Desempenho e consumo
DESEMPENHO - velocidade máxima, 180 km/h; aceleração de 0 a 100 km/h, 11,5 s.
CONSUMO - em cidade, 12 km/l; em estrada, 15,8 km/l.
Dados do fabricante
Garantia e assistência
Garantia, 1 ano sem limite de quilometragem; rede de concessionárias, 650; informações de fábrica, 0800 195775.
Dados do carro avaliado
Ano-modelo, 2001; pneus, Pirelli P6000; quilometragem inicial, 4.450 km.

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