O desempenho não
entusiasma, mas dá conta do recado: 180 km/h de velocidade final e
0-100 km/h em 11,5 s, de acordo com a VW. Se o Polo também não é um
campeão de economia, as marcas de 12 km/l em cidade e 15,8 km/l em
estrada (também de fábrica) são coerentes para seu porte e
potência. As relações de câmbio chegam a ser curtas demais para as características do motor, gerando rotações desnecessárias em viagem --
a VW poderia usar câmbio 4+E, de quinta longa, como no Gol 1,8 até
1994, ou ao menos fazer coincidir as rotações de potência e
velocidade máximas. O acelerador deveria tornar-se mais leve, mas os engates são precisos. |
![]() |
A ausência de versão 1,0 cria uma lacuna na linha VW. Com o veterano motor AP de 1,8 litro e 97 cv, o Polo Classic oferece ótimas respostas em baixa rotação, mas poderia ter a transmissão mais longa |
A suspensão do Polo está bem calibrada para nossas condições, equilibrando estabilidade e conforto em doses adequadas a um modelo familiar. O que precisa ser corrigido -- ou melhor, já o deveria desde que o carro chegou ao Brasil -- são os amortecedores sem batente hidráulico, que produzem ruído ao "descer" de lombadas, transmitindo sensação de fragilidade. O recurso é comum em carros nacionais e chegou a ser implantado nas unidades do Fiat Tipo italiano que vinham ao Brasil, o que mostra que basta a VW desejar. |
Diferente da linha Gol por usar motor transversal, o Polo é agradável de dirigir e tem boa estabilidade. A VW deveria alterar os amortecedores para evitar ruído ao descer de lombadas | ![]() |
O preço de R$ 26.760 (podendo chegar a R$ 35.493 com todos os opcionais;
veja relação abaixo) é que poderia ser mais competitivo diante do Corsa Sedan Super (R$ 22.766), Siena ELX (R$ 24.950) e Clio Sedan RN (R$ 24.350), os três com motor de 1,6 litro, sendo os dois últimos com 16 válvulas e potência superior à do VW.
E o Polo deve ser logo substituído por um derivado do projeto PQ-24, do qual também nascerá o novo Gol. Mas ainda é uma opção a considerar.
Continua
|
|
|
|
Avaliações - Página principal - e-mail
© Copyright 2001 - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados