Best Cars Web Site
Conforto e conveniência

Mesmo sem ser luxuoso, o 206 Soleil agrada por dentro. Painel e portas são bem desenhados, a luz interna tem temporizador de apagamento gradual, a tampa do (muito espaçoso) porta-luvas é revestida, o pára-sol esquerdo também oferece espelho (com tampa). O hodômetro digital, único entre os modelos, indica a quilometragem que resta para a revisão. Controles elétricos de vidros montados no console, junto ao freio de mão, não são encontrados tão facilmente quanto os das portas dos demais, mas ficam isentos de infiltração, vibração e podem ser utilizados também pelo passageiro.

Acabamento do 206 é simples, mas formas agradam, a luz interna é temporizada e
a tampa do porta-luvas revestida. Bancos baixos deveriam ter ajuste em altura

O Corsa tem o melhor acabamento dos bancos, embora todos apelem para revestimento mais simples nas laterais e parte posterior. Dispõe de itens inexistentes nos demais, como pára-brisa degradê, mostrador da temperatura externa, controles elétricos de retrovisores e vidros traseiros, função um-toque para descida do vidro do motorista, abertura interna da portinhola de abastecimento e toca-CD. Perde, contudo, pelo espaço quase nulo para objetos no interior e a ausência de controle à distância da trava das portas e do alarme. Essa conveniência equipa o Palio, com uma escandalosa sirene de ativação (por que não adotar a mais discreta do pickup Strada ou do Marea?), e o Peugeot, que não dispõe de alarme, apenas da trava. O interior menos atraente, em que pese o alegre revestimento, é o do Fiat.

Só o Palio não oferece conta-giros. Posição de dirigir elevada permite boa visão e
espaço interno é o maior entre os três, mas o acabamento é modesto

Palio e 206 oferecem ajuste de altura só do volante; Corsa, apenas do banco. O resultado favorece o carro da GM, em que a posição de dirigir adapta-se melhor a diferentes estaturas. No da Fiat o banco fica muito alto (cômodo para os mais baixos) e no da Peugeot um tanto baixo, tornando os pedais próximos demais do assento. A marca francesa deveria corrigir este aspecto, pois cansa em longos percursos, sobretudo no uso contínuo do freio ou quando se acelera levemente. Um ajuste de altura do banco, disponível só na versão de topo Rallye, já melhoraria.

Os encostos do Peugeot reclinam por alavanca e não roldana, o que não incomoda -- o mesmo ocorrendo com a caixa de roda protuberante e os pedais deslocados à direita do Corsa. O apoio lombar do GM está na medida certa, o do Fiat um pouco excessivo e o do Peugeot discreto. Apenas o Palio deixa de oferecer conta-giros, uma falha. Já a forma das colunas traseiras do 206, herdada do antecessor 205, prejudica um pouco a visibilidade para trás.

Revestimento agradável compensa a aparência conhecida do interior do Corsa. Banco
tem regulagem de altura -- o volante não --, mas falta espaço para objetos

O interior mais amplo pertence ao Palio, que compensa a menor distância entre eixos com uma posição mais ereta dos ocupantes. O Corsa leva alguma vantagem em espaço para cabeça no banco traseiro e os três modelos oferecem boa acomodação para o quinto passageiro, desde que sejam todos magros. Fiat e GM divulgam a mesma capacidade de porta-malas, 280 litros, pouco superior aos 245 litros declarados pela Peugeot. O banco traseiro de série do 206 pode ser rebatido em 1/3 e 2/3 -- no Corsa só o encosto, enquanto no Palio o bipartido é opcional. Continua

Equipamentos de série e opcionais
 
206
Corsa
Palio
Acionamento elétrico dos vidros D / T O/ND O/O O/ND
Ajuste de altura dos bancos E / D ND O/ND ND
Ajuste de apoio lombar dos bancos E / D ND ND ND
Ajuste do volante em altura / profundidade S/ND ND O
Ajuste elétrico dos retrovisores E / D ND O ND
Alarme antifurto / ultrassom / controle a distância O/ND/O O/O/ND O/O/O
Aquecimento S O O
Ar-condicionado / controle automático O/ND O/ND O/ND
Bancos / volante em couro ND ND ND
Bolsa inflável E / D / laterais O/O/ND O/O/ND O/O/ND
Câmbio automático ND ND ND
Comando interno do porta-malas ND ND S
Computador de bordo ND ND ND
Conta-giros S S ND
Controle automático de velocidade ND ND ND
Controle de tração ND ND ND
Direção assistida S S S
Faróis de neblina ND S S*
Freios antitravamento (ABS) ND O O
Imobilizador de motor S S O
Limpador/lavador traseiro S S S
Luzes de leitura D / T ND ND ND
Luz traseira de neblina S ND ND
Manômetro de óleo / voltímetro ND ND ND
Rádio/toca-fitas O O O
Rádio/toca-CD ND O ND
Relógio S S O
Repetidoras laterais de direção S ND ND
Rodas de alumínio O S O**
Terceira luz de freio S S O
Teto solar / comando elétrico ND ND ND
Travamento central O O O
Vidros verdes S S S

* Não equipavam a unidade avaliada por ter esta sido produzida quando o item era opcional.
** Acompanham pneus 175/65 R 14 T.
Outros opcionais: 206, antena de teto mais curta, retrovisores pintados na cor da carroceria; Corsa, regulagem elétrica dos faróis; Palio, banco traseiro bipartido.

Convenções: S = de série; O = opcional; ND = não disponível; NA = não-aplicável; E / D = esquerdo / direito; D / T = dianteiro / traseiro

 
Próxima página - Anterior

Avaliação Comparativa - Avaliações - Página principal - e-mail


© Copyright 1999 - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados