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Quando vale
a pena
pagar mais



A Meriva 16V convence pelo desempenho e os equipamentos, mas mantém alguns inconvenientes de difícil solução


Texto e fotos: Fabrício Samahá

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Mito n°. 1: "Motor de 16 válvulas só serve para a estrada. No uso urbano, em que as baixas rotações são mais utilizadas, o de oito válvulas ainda é a melhor opção."

Mito n°. 2: "O preço da versão menos potente ou menos luxuosa de qualquer veículo é sempre bem menor, considerando-se igualdade em equipamentos e opcionais."

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As linhas modernas da Meriva são das mais felizes entre as minivans. Na 16V as rodas
de 15 pol são de série, junto de itens de conforto e de segurança opcionais na outra

Vez ou outra o Best Cars Web Site avalia um carro que rompe certos tabus. É o caso da Meriva 16V, versão superior da minivan compacta lançada em agosto pela General Motors: ao substituir o motor de 1,8 litro e 102 cv por um de 16 válvulas e 122 cv, seu comportamento ficou expressivamente melhor -- e, comparadas com os opcionais mais comumente solicitados, isso custa muito pouco.

O preço básico da 16V é naturalmente mais alto: R$ 35.732 contra R$ 31.899 da oito-válvulas. Entretanto, ela traz de série uma lista de itens que na versão inferior são opcionais: controle elétrico dos vidros e travas das portas (incluindo fechamento das janelas ao trancar o carro), alarme com comando a distância, ajuste elétrico dos faróis, preparação para sistema de áudio, regulagem de altura do banco do motorista, luzes de leitura e protetor de cárter. 

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Os que compram minivans pelo espaço vão apreciar a Meriva, apesar do reduzido
comprimento. Já o porta-malas (365 litros) é pequeno demais para o uso familiar

Com todos esses itens (exceto os pneus 185) e mais ar-condicionado (opcional também na 16V), a Meriva básica vai a R$ 36.230. A mais potente, adicionando-se apenas o ar, chega a R$ 38.675 e vem ainda com pneus rodas de alumínio, pneus 185/60-15 em vez de 175/70-14 (opções vinculadas a um caro pacote na oito-válvulas) e freios traseiros a disco, no lugar de tambores.

Portanto, a diferença que começava em cerca de R$ 3.800 cai para cerca de R$ 2.400, trazendo "de troco" melhores rodas, pneus e freios. Não importa o que possa concluir uma certa revista que se diz especializada, é uma proposta atraente em vista do que se ganha em desempenho.
Continua

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Data de publicação: 1/2/03

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