O motor 1,8 de 16 válvulas da Família I (como a GM identifica a linha de bloco mais compacto;
saiba mais) existe há vários anos da linha Opel, o braço alemão da GM, equipando inclusive Astra, Vectra e Corsa GSi. Como a versão de oito válvulas, é derivado dos conhecidos 1,0 e 1,6 do Corsa, que teve o diâmetro dos cilindros e o curso dos pistões ampliado até -- presume-se -- o limite deste bloco. |
Como o comprimento das bielas não acompanhou o aumento do curso, permanecendo em 129,75 mm para toda a Família I, a relação
r/l atingiu o valor de 0,339, o pior entre os carros nacionais que pudemos obter
(leia artigo com ampla tabela). O efeito é facilmente percebido ao superar 3.000 ou 3.500 rpm, em que uma incômoda aspereza dá a impressão de que o motor está sendo forçado. |
A versão 16V, além do
acelerador eletrônico e do coletor de admissão de geometria variável, traz outros três aprimoramentos: taxa de compressão mais alta (9,8:1 em vez de 9,4:1), injeção seqüencial (injeta a mistura no exato momento da admissão de cada cilindro, enquanto a semi-seqüencial do motor de oito válvulas o faz em dois cilindros de cada vez) e uma bobina para cada cilindro, conectada diretamente sobre
a vela sem uso de cabo. As relações de marcha são as mesmas, mas com diferencial 4,19 em vez de 3,94 (encurtamento de 6,3%). |
Além de ser bem mais pesada, a Meriva anda menos e consome mais que o Corsa de mesma motorização em razão do
coeficiente aerodinâmico (Cx), de 0,334 contra
0,306 do Sedan, e da área frontal bem maior (não informada). Trata-se de mais uma razão para analisar com cuidado a opção por uma minivan em vez de um sedã ou perua. |
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MOTOR
- transversal,
4 cilindros em linha; bloco de ferro fundido,
cabeçote de alumínio; duplo comando no cabeçote, 4 válvulas por cilindro.
Diâmetro e curso: 80,5 x 88,2 mm. Cilindrada: 1.796
cm3. Taxa de compressão: 9,8:1. Potência máxima: 122 cv a 5.600 rpm. Torque máximo: 17,3 m.kgf a
3.600 rpm. Injeção multiponto seqüencial.
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CÂMBIO
- manual, 5 marchas; tração dianteira. Relações:
1) 3,73;
2) 1,96; 3) 1,31; 4) 0,95; 5) 0,76; diferencial, 4,19. Regime a 120 km/h em 5a.:
3.350 rpm. Regime na
velocidade máxima em 5a.: 5.175 rpm. |
FREIOS
- dianteiros a disco ventilado, ø ND;
traseiros a disco, ø ND. |
DIREÇÃO
- de pinhão e cremalheira; assistência hidráulica;
diâmetro de giro, ND. |
SUSPENSÃO
- dianteira, independente, McPherson, mola helicoidal,
estabilizador; traseira, eixo de torção, mola helicoidal, estabilizador. |
RODAS
- 6 x 15 pol; pneus, 185/60 R 15 H. |
DIMENSÕES
- comprimento, 4,0,42 m; largura, 1,694 m; altura, ND; entreeixos,
2,63 m; bitolas, ND; capacidade do tanque, 52,5 l; porta-malas,
365 a 1.610 l; peso, 1.350 kg. |
DESEMPENHO
- velocidade máxima, 185 km/h; aceleração de 0 a 100 km/h,
11,3 s. |
CONSUMO
- em cidade, 9,8 km/l; em estrada, 13,8 km/l. |
Dados do fabricante; ND
= não disponível |
Garantia, 1 ano sem limite de
quilometragem; rede de concessionárias, 500; informações de
fábrica, 0800 7024200. |
Ano-modelo, 2003;
pneus, Pirelli P6000. |
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