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Mas há também qualidades, como o bom acabamento interno, espaço adequado para as pernas e cabeças no banco traseiro (enfim uma vantagem em ser minivan!), controle elétrico dos vidros na tradição GM (todos com função um-toque, sensor antiesmagamento e temporizador), travamento automático das portas ao rodar e seu destravamento a distância em dois estágios (só a do motorista ao primeiro toque), tomadas de 12 volts no console e no porta-malas, temporizador do limpador de pára-brisa "inteligente" (adota o intervalo que o motorista fizer uma vez).

No assoalho do compartimento de bagagem, um porta-objetos que a GM inclui nos
365 litros declarados. Atrás do console, duas tomadas de energia para acessórios

Ou o apoio de braço na frente, porta-luvas refrigerado, pára-brisa com faixa degradê, lingüeta que sai pela grade para destravar o capô e o interessante sistema de áudio opcional, com toca-fitas e toca-CDs para seis discos, todos no painel. O excelente retrovisor esquerdo convexo deveria ser estendido a toda a linha Chevrolet.

Afinal, vale a pena comprar a Meriva? Temos nossas dúvidas, sobretudo pelos inconvenientes relatados de consumo, capacidade de bagagem e segurança, em que as demais minivans do mercado são superiores. No entanto, se o leitor já se decidiu pela novidade da GM, a opção pela versão 16V é recomendada na grande maioria dos casos.

Comentário técnico
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O motor 1,8 de 16 válvulas da Família I (como a GM identifica a linha de bloco mais compacto; saiba mais) existe há vários anos da linha Opel, o braço alemão da GM, equipando inclusive Astra, Vectra e Corsa GSi. Como a versão de oito válvulas, é derivado dos conhecidos 1,0 e 1,6 do Corsa, que teve o diâmetro dos cilindros e o curso dos pistões ampliado até -- presume-se -- o limite deste bloco.
Como o comprimento das bielas não acompanhou o aumento do curso, permanecendo em 129,75 mm para toda a Família I, a relação r/l atingiu o valor de 0,339, o pior entre os carros nacionais que pudemos obter (leia artigo com ampla tabela). O efeito é facilmente percebido ao superar 3.000 ou 3.500 rpm, em que uma incômoda aspereza dá a impressão de que o motor está sendo forçado.
A versão 16V, além do acelerador eletrônico e do coletor de admissão de geometria variável, traz outros três aprimoramentos: taxa de compressão mais alta (9,8:1 em vez de 9,4:1), injeção seqüencial (injeta a mistura no exato momento da admissão de cada cilindro, enquanto a semi-seqüencial do motor de oito válvulas o faz em dois cilindros de cada vez) e uma bobina para cada cilindro, conectada diretamente sobre a vela sem uso de cabo. As relações de marcha são as mesmas, mas com diferencial 4,19 em vez de 3,94 (encurtamento de 6,3%).
Além de ser bem mais pesada, a Meriva anda menos e consome mais que o Corsa de mesma motorização em razão do coeficiente aerodinâmico (Cx), de 0,334 contra 0,306 do Sedan, e da área frontal bem maior (não informada). Trata-se de mais uma razão para analisar com cuidado a opção por uma minivan em vez de um sedã ou perua.
Ficha técnica

MOTOR - transversal, 4 cilindros em linha; bloco de ferro fundido, cabeçote de alumínio; duplo comando no cabeçote, 4 válvulas por cilindro. Diâmetro e curso: 80,5 x 88,2 mm. Cilindrada: 1.796 cm3. Taxa de compressão: 9,8:1. Potência máxima: 122 cv a 5.600 rpm. Torque máximo: 17,3 m.kgf a 3.600 rpm. Injeção multiponto seqüencial.

CÂMBIO - manual, 5 marchas; tração dianteira. Relações: 1) 3,73; 2) 1,96; 3) 1,31; 4) 0,95; 5) 0,76; diferencial, 4,19. Regime a 120 km/h em 5a.: 3.350 rpm. Regime na velocidade máxima em 5a.: 5.175 rpm.
FREIOS - dianteiros a disco ventilado, ø ND; traseiros a disco, ø ND.
DIREÇÃO - de pinhão e cremalheira; assistência hidráulica; diâmetro de giro, ND.
SUSPENSÃO - dianteira, independente, McPherson, mola helicoidal, estabilizador; traseira, eixo de torção, mola helicoidal, estabilizador.
RODAS - 6 x 15 pol; pneus, 185/60 R 15 H.
DIMENSÕES - comprimento, 4,0,42 m; largura, 1,694 m; altura, ND; entreeixos, 2,63 m; bitolas, ND; capacidade do tanque, 52,5 l; porta-malas, 365 a 1.610 l; peso, 1.350 kg.
 
Desempenho e consumo
DESEMPENHO - velocidade máxima, 185 km/h; aceleração de 0 a 100 km/h, 11,3 s.
CONSUMO - em cidade, 9,8 km/l; em estrada, 13,8 km/l.
Dados do fabricante; ND = não disponível
 
Garantia e assistência
Garantia, 1 ano sem limite de quilometragem; rede de concessionárias, 500; informações de fábrica, 0800 7024200.
 
Dados do carro avaliado
Ano-modelo, 2003; pneus, Pirelli P6000.

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