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Ainda assim, os ocupantes do banco traseiro devem medir até 1,75 metro se não quiserem andar com a cabeça no teto e as pernas encolhidas. A solução de banco traseiro corrediço, adotada pioneiramente pelo rival franco-uruguaio, seria bem-vinda para o Ford -- existe apenas uma segunda posição, mais vertical, para o encosto a fim de ampliar a capacidade de bagagem. Há cintos de três pontos para todos, mas não o ajuste de altura dos dianteiros, um inconveniente para quem tem estatura longe da média.

Formas inusitadas também no painel, com o charmoso relógio oval no centro. Poderiam existir conta-giros, marcador de temperatura e um porta-luvas de verdade
O motor Zetec Rocam, que se notabiliza pelas alavancas que acionam as válvulas montadas sobre roletes (saiba mais), mudou a alma do Ka. O carrinho de desempenho modesto transformou-se num miniesportivo, com respostas rápidas e facilidade para subir de giros sem aparentar esforço.

A agilidade do motor e seu torque bem distribuído (80% disponíveis a 2.000 rpm) chegam a tornar as relações de marcha desnecessariamente curtas e próximas entre si, quando se roda só e com o ar-condicionado desligado. A Ford claramente dimensionou o câmbio prevendo a situação inversa, assim como o uso em locais de topografia severa -- as ladeiras da campanha publicitária -- e objetivando proximidade entre a rotação de potência máxima e a de velocidade final, cerca de 6.000 rpm.

Só quatro lugares, com espaço apenas razoável para quem viaja atrás. Mas há os importantes cintos de três pontos e um amplo porta-objetos na lateral direita
Com ar ligado, como todo 1.000, o Rocam requer ligeira "queimada" de embreagem para não dar a sensação que vai apagar, quando ela é solta em baixa rotação. A queda de potência só se manifesta nessa situação porque, quando se usa aceleração total, a central eletrônica do motor corta o compressor do sistema -- recurso bem-vindo em ultrapassagens.

Mas o resto é satisfação ao dirigir, como o zunido do Rocam perto do limite de giros, e ao abastecer, com consumo declarado de 14,2 km/l na cidade e 18,7 km/l na estrada. Os engates do câmbio são corretos e aplica-se a ré como uma sexta marcha, sem travas incômodas -- e muitas vezes prescindíveis, como no Gol e Palio. O nível de ruído em velocidades de viagem, porém, fica longe do ideal, como na maioria dos concorrentes.

Desempenho do motor Rocam entusiasma, exceto com ar-condicionado ligado; comportamento em curva e consumo continuam destaques do Ka
Uma virtude do Ka que os outros ainda não igualaram é o comportamento dinâmico. Graças à frente e à traseira extremamente curtas, gerando mínimo efeito polar de inércia (saiba mais), toma as curvas como um esportivo, proporcionando diversão mesmo aos pouco experientes. A direção rápida e leve contribui. Por outro lado, a suspensão não transmite robustez na passagem por lombadas e irregularidades, além de transmitir impactos em maior grau que alguns modelos da categoria.

O "patinho feio" da Ford conquistou seu espaço e agora, com o saudável motor Rocam, procura preservá-lo apesar da crescente concorrência. A arqui-rival GM finaliza seu minicarro, o projeto Arara-Azul, que vem colocar em xeque o Ka. A briga vai ser boa. Continua

Equipamentos de série e opcionais
Acionamento elétr. vidros D / T S/NA
Ajuste de altura bancos E / D ND
Ajuste de apoio lombar E / D ND
Ajuste do volante em altura / profundidade ND
Ajuste elétr. retrovisores E / D ND
Alarme antifurto / ultrassom / controle a distância ND
Aquecimento S
Ar-condicionado / automático O/ND
Bancos / volante em couro ND
Bolsa inflável E / D / laterais O/ND/ND
Câmbio automático ND
Comando int. porta-malas ND
Computador de bordo ND
Conta-giros ND
Controle aut. de velocidade ND
Controle de tração ND
Direção assistida S
Faróis de neblina ND
Freios antitravamento (ABS) ND
Imobilizador de motor S
Limpador/lavador traseiro S
Luzes de leitura D / T ND
Luz traseira de neblina ND
Rádio/toca-fitas ND
Rádio/toca-CD ND
Relógio S
Repetidoras laterais de direção S
Rodas de alumínio ND
Terceira luz de freio S
Teto solar / comando elétrico ND
Travamento central S
Vidros verdes S
Convenções: S = de série; O = opcional; ND = não disponível; NA = não-aplicável; E / D = esquerdo / direito; D / T = dianteiro / traseiro

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