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Outras virtudes são comuns a outras versões: comando das portas e destravamento do porta-malas à distância (incluindo fechamento dos vidros), amplo porta-objetos no console, alarme com ultrassom e controles elétricos de vidros com função um-toque, proteção antiesmagamento e temporizador. Há abertura interna do porta-malas (desnecessária neste caso, pois pode-se usar o botão na própria tampa) e as saídas de ar agora estão em posição mais alta, adequada ao ar-condicionado -- deve-se dirigir o ar sempre para cima, nunca para os passageiros.

Carroceria de cinco portas é a única disponível para o GTI -- curiosamente, pode-se optar pela de três no restante da linha. Vidros traseiros descem por completo
O ajuste de altura do banco agora utilizado permite uma regulagem mais efetiva, antes restrita à inclinação. Mas o volante não dispõe de ajuste, oferecido em carros bem mais baratos, e fica descentralizado com o assento, gerando desconforto. Outras falhas internas: acendedor de cigarros dentro do cinzeiro (deve ficar aberto durante uso de carregador de celular, por exemplo), falta de ajuste lombar do encosto, portinhola de abastecimento ainda aberta com chave, e temporizador que mantém acesa a luz interna mesmo após a partida.

7,6 kg/cv

Esses problemas desaparecem ao girar a chave e dar partida ao motor alemão de 2 litros, duplo comando, 16 válvulas e 145,5 cv, diferente do AP-2000 nacional no comprimento das bielas (saiba mais), o que lhe garante grande suavidade de funcionamento. O ronco do escapamento mais aberto já conta aos presentes o que esperar desse Gol. Apesar do ponto máximo de torque extremamente elevado (5.750 rpm), mostra-se ágil mesmo em baixos regimes. E, com uma relação peso-potência de apenas 7,6 kg/cv, acelera mesmo: segundo a VW, de 0 a 100 km/h em 8,7 s, com velocidade máxima de 206 km/h.

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Reestilização da linha 2000 deu atualidade ao Gol, com traseira mais suave e
frente integrada à linha VW européia
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Esse desempenho encontra respaldo nos freios e suspensão, retrabalhados para a maior potência. São quatro discos com antitravamento (ABS), molas e amortecedores mais firmes e pneus 195/50, perfil dos mais baixos do mercado, que garantem comportamento preciso e seguro. O carro é praticamente neutro nas curvas e sofre pouca rolagem (inclinação de carroceria), convidando a um dirigir entusiasmado. Mal se percebe o peso (1.110 kg) relativamente alto para seu porte.

Esportivos raramente são adequados ao dia-a-dia, mas o GTI não decepciona. Embora firme, a suspensão absorve bem irregularidades -- desde que se tome cuidado com os pneus -- e passa corretamente por lombadas. Dirigindo com parcimônia, o consumo é bastante bom: 14,3 km/l em estrada, segundo a VW. A direção não é pesada, mas o mesmo não se pode dizer da embreagem, bastante dura no carro avaliado. O ronco agressivo paga seu preço nas viagens acima de 120 km/h, em que o ruído constante passa a incomodar e a exigir maior volume do sistema de áudio.

Desempenho permanece o destaque: 0 a 100 km/h em 8,7 s. Mas o GTI também tem freios potentes, consumo razoável e ótimo comportamento dinâmico
Atrativos daqui, falhas dali, o GTI mantém uma aura de esportivo pequeno, rápido e menos caro que importados como Xsara VTS, Alfa 145 ou Peugeot 306 GTI: sem revestimento em couro e toca-CD, opcionais (saiba mais sobre equipamentos abaixo), são R$ 35.021. Para alguns, uma pechincha diante de tanta potência sob o comando do pé direito. Mas, para a maioria, caro demais por um Gol tão parecido com o 1.000 daquele seu vizinho. Continua

Equipamentos de série e opcionais
Acionam. elétrico dos vidros D / T S/S   Faróis de neblina S
Ajuste de altura dos bancos E / D S/ND   Freios antitravamento (ABS) S
Ajuste de apoio lombar E / D ND   Imobilizador de motor S
Ajuste do volante em altura / profundidade ND   Limpador/lavador traseiro S
Ajuste elétr. retrovisores E / D S/S   Luzes de leitura D / T S/ND
Alarme antifurto / ultrassom / controle a distância S/S/S   Luz traseira de neblina S
Aquecimento S   Manômetro de óleo / voltímetro ND
Ar-condicionado / controle automático S/ND   Rádio/toca-fitas S
Bancos / volante em couro O/S   Rádio/toca-CD O
Bolsa inflável E / D / laterais S/S/ND   Relógio S
Câmbio automático ND   Repetidoras laterais de direção ND
Comando interno do porta-malas S   Rodas de alumínio S
Computador de bordo S   Terceira luz de freio S
Conta-giros S   Teto solar / comando elétrico ND
Controle automático de velocidade ND   Travamento central S
Controle de tração ND   Vidros verdes S
Direção assistida S      

Convenções: S = de série; O = opcional; ND = não disponível; NA = não-aplicável; E / D = esquerdo / direito; D / T = dianteiro / traseiro

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