O rei perde a majestade Pioneiro na injeção, Gol GTI
mantém-se forte e |
Outubro de 1988. Um hatch esportivo, pintado em azul e prata, toma as atenções no Salão do Automóvel paulistano. O motivo: sob o capô, um sistema de injeção eletrônica substitui o antiquado carburador. É o início de uma era na industria automobilística nacional. Onze anos depois, o cenário é outro. Os importados invadiram todos os segmentos do mercado, novas marcas instalaram-se ao Brasil e a injeção equipa todos os modelos, do mais popular aos utilitários. O Gol GTI, protagonista do cenário do parágrafo acima, também mudou muito: passou à segunda geração em 1994, recebeu motor de 16 válvulas um ano depois e ganhou uma reestilização -- terceira geração, insiste a Volkswagen -- em maio de 1999. Estaria o GTI atualizado e preparado para os novos tempos? |
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Desapareceram as molduras laterais, a "bolha" no capô e até o subwoofer no porta-malas: economia de escala tirou a caracterização do esportivo |
A renovação estética
da linha 2000 fez bem ao Gol. Pára-choques de ar mais
robusto, faróis de superfície complexa (com duplo refletor nas versões
Estilo e GTI), tampa traseira e lanternas retocadas o
assemelharam à linha européia da marca, como Golf, Bora
e Passat. Esta versão ganhou ainda um spoiler sobre o
porta-malas e faróis de neblina do tipo superelipsoidal. O que o GTI perdeu foi personalidade: com a oferta do pacote Estilo até para modelos 1.000, as particularidades do esportivo -- incluindo as rodas de 15 pol e pneus 195/50 -- estenderam-se a versões bem mais baratas. Outros detalhes foram eliminados, como as molduras laterais mais pronunciadas, a (discutível) "bolha" no capô para o cabeçote mais alto e o revestimento em couro preto e vermelho -- neste caso, felizmente para a maioria. As únicas identificações externas do atual GTI são discretos logotipos no porta-malas e nas portas traseiras. Sim, hoje o esportivo só é oferecido com cinco portas, embora as demais versões ainda disponham da carroceria de três. Os tempos realmente mudaram. |
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Acessórios
do GTI são idênticos aos das versões Estilo de menor
potência, incluindo Internamente, desde que se pague cerca de R$ 2.500 pelo revestimento em couro dos bancos e portas, a impressão é melhor. Mas é só: o volante passou a um conservador quatro-raios (alega-se a necessidade de bolsas infláveis, mas a Audi a instala num esportivo três-raios), o fundo cinza-claro do painel deu lugar a um preto, e até o falante de subgraves (subwoofer) na tampa do porta-malas, introduzido no 16V, desapareceu. Em nome da funcionalidade, as maçanetas são cromadas -- localizam-se mais facilmente em locais escuros. Tudo isso se explica por uma lei muito em voga hoje: a da economia de escala. Não se justifica, para a VW, produzir um volante exclusivo, um painel diferenciado ou uma instalação de áudio específica para vender algumas dezenas de GTI por mês. Utilizando as mesmas rodas, painel, volante e acessórios nas versões Estilo e no Saveiro TSi (leia avaliação completa), a fábrica obtém um custo unitário menor e viabiliza a continuidade de um dos poucos esportivos nacionais de hoje. Além dele e da Parati GTI, fabricam-se hoje no Brasil apenas Golf GTI, Escort RS e Palio Weekend Sport -- os dois últimos, meras alterações cosméticas sobre mecânicas convencionais. |
Revestimento em couro e computador de bordo são exclusivos. Já o volante de quatro raios e as maçanetas cromadas, comuns a outros Gols, dão sobriedade ao interior | ![]() |
Isto
posto, a solução é encará-lo como uma versão mais
potente e luxuosa do Gol. O painel, com a iluminação em
azul e vermelho que alguns adoram e outros detestam --
mas que não contribui para a leitura, exigindo certa
concentração --, inclui computador de bordo, com duas
medições independentes e aviso de ultrapassagem da
velocidade pré-programada, e sistema de verificação (check-control).
Ambos os pára-sóis trazem espelhos com iluminação, os
retrovisores têm lente azulada para reduzir o
ofuscamento, o temporizador do limpador de pára-brisa
tem intervalo programável e o volante vem forrado em
couro. Continua |
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