O resultado final é discutível (consideramos excessivo, sobretudo nas versões básicas, de pneus mais estreitos) e há quem o relacione a peças do mercado paralelo com fins de personalização esportiva. As lanternas traseiras de toda a linha são agora onduladas e há novas rodas e calotas, estas presas pelos parafusos para dificultar perda e furto. |
||
|
Os ponteiros amarelos dos instrumentos, que julgamos de mau gosto em recente avaliação (leia o comparativo), deram lugar a brancos sobre fundo azul, nas versões Super e GLS. No Corsa Wind ponteiros bordô ficam sobre fundo branco, novamente gerando polêmica. Bem-vindo é o temporizador dos controles elétricos dos vidros, conveniência muito rara no mercado nacional. S10, primeiro pickup automático A mais recente versão do S10, a Executive, passa a oferecer em 2000 dois opcionais exclusivos em pickups nacionais: câmbio automático de quatro marchas e controle de velocidade de cruzeiro (cruise control). O Executive permanece disponível apenas com cabine dupla e tração 4x2, esta em função de inviabilidade econômica da importação dos conjuntos 4x4 desde a alta do dólar. |
![]() |
Interior sofisticado do S10 Executive, com bancos de couro e regulagem elétrica, agora combina com a suavidade do câmbio automático |
O câmbio automático,
idêntico ao empregado no Blazer, oferece respostas
rápidas e suaves e elimina do modelo o típico câmbio
utilitário, de engates longos e lentos. O desempenho foi
pouco prejudicado: velocidade máxima de 173 km/h e
aceleração de 0 a 100 km/h em 11,7 s. Precisa melhorar
no S10 a suspensão traseira, muito dura para uma versão
com interior de automóvel. Foi justamente esse o ponto aprimorado no Blazer para 2000. O sistema de feixes de molas semi-elípticas foi substituído por duas molas (de cada lado) de perfil parabólico e dois estágios. Vantagens: menor peso não-suspenso, mais conforto, melhor comportamento dinâmico e menor ruído. Foi também adicionado um amortecedor ligando a longarina esquerda do chassi ao diferencial, para menor oscilação lateral da traseira em piso irregular. |
![]() Corsa Wind ganha painel com fundo branco e ponteiros bordô; os demais, fundo azul e ponteiros brancos. Temporizador dos vidros elétricos é novidade bem-vinda |
![]() Suspensão com molas parabólicas melhorou conforto e comportamento do Blazer |
A GM destinou à imprensa
especializada uma das pistas de durabilidade do campo de
provas, com trechos irregulares, de paralelepípedos e de
asfalto, com curvas de pequeno e grande raio. Em todas as
situações foi perceptível a melhora do novo Blazer
frente ao próprio S10 Executive, em que pese o
entre-eixos mais longo do pickup de cabine dupla. Seria
ainda melhor se a suspensão dianteira recebesse
amortecedores de maior carga, reduzindo as oscilações. O progresso dos utilitários e o rejuvenescimento dos automóveis devem conduzir a GM com força ao tão esperado ano 2000. |
Avaliações - Página principal - e-mail
|