Vectra e Corsa reestilizados, S10
automático e |
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A General Motors não tem do que reclamar. O Vectra lidera folgado o segmento dos médios, o Corsa mantém boa posição entre os pequenos e foi o carro mais vendido do mundo em 1998, superando por apenas 20.000 unidades o Toyota Corolla. No setor de utilitários, S10 e Blazer dominam suas categorias. Ainda assim, os modelos produzidos em São Caetano do Sul (Vectra) e São José dos Campos, SP (os demais) começavam a demonstrar cansaço frente a novos concorrentes. A resposta foi uma reestilização na linha 2000 dos automóveis e novidades mecânicas nos utilitários, todos apresentados em meados de agosto no Campo de Provas da Cruz Alta, em Indaiatuba, SP. |
Traseira do Vectra ganhou lanternas transparentes e nova tampa do porta-malas. Versão a GLS 16V vem com câmbio automático e -- como a CD do alto -- distribuição eletrônica de frenagem |
O Vectra atualizou-se ao
modelo lançado no início do ano na Europa. Ganhou
pára-choques mais envolventes e sem a faixa em
preto-fosco, grade cromada (CD) e saída de escapamento
ovalada. Faróis agora possuem refletores de superfície
complexa e lentes em plástico policarbonato, integradas
às luzes de direção -- um custo a mais na reposição
quando se quebra apenas a parte lateral. A tampa do porta-malas foi redesenhada, as lanternas são transparentes (como no Astra) e os retrovisores ficaram mais altos, melhorando a antes crítica área de visão. Há também nova moldura entre eixos e novas rodas. Detalhe digno de nota são os repetidores de luzes de direção nas molduras laterais, sempre presentes no modelo europeu mas eliminados no brasileiro anterior. |
As novidades do Vectra |
1. Pára-choques 2. Faróis de superfície complexa e lente plástica 3. Grade cromada (só no CD) 4. Tampa do porta-malas redesenhada 5. Lanternas traseiras transparentes 6. Painéis de porta de melhor aspecto (só no GL) 7. Repetidores das luzes de direção nos pára-lamas dianteiros 8. Novas rodas e calotas 9. Porta-objetos no teto |
O interior ganhou 20 mm de espaço para as pernas no banco traseiro via redesenho dos encostos dianteiros. No teto há um porta-objetos de aparência e utilidade discutíveis, pois os itens podem cair numa aceleração mais forte em subida, por exemplo. Maçanetas cromadas facilitam encontrá-las à noite. Apenas na versão GL há novos painéis de porta e calotas integrais. Mecanicamente, a novidade é o sistema de freios com distribuição eletrônica de pressão entre os eixos (EBD), adotado no CD e na mais nova versão do Vectra: a GLS 16V. Oferecida apenas com câmbio automático, essa variação reúne o acabamento da GLS e o motor de 2,2 litros, 16 válvulas e 128 cv do CD, dotado de árvore de balanceamento (ainda ausente do 8-válvulas, uma pena). O ganho, assim, é mais sentido em suavidade de funcionamento que em potência, já que o motor mais fraco desenvolve 123 cv. O GLS 16V agrega itens antes indisponíveis na versão, como rodas de 15 pol, pneus 195/65, computador de bordo e descansa-braço entre os bancos. Corsa mais agressivo |
Frente da linha Corsa ficou bem agressiva -- talvez em demasia -- com o novo pára-choque, lembrando peças do mercado paralelo |
Depois de cinco anos com
as mesmas linhas, o Corsa recebe seus primeiros retoques.
Embora os faróis e todas as chapas -- exceto o capô,
que ganhou dois vincos -- se mantenham, a aparência
mudou bastante com o agressivo pára-choque dianteiro,
mais largo e protuberante, com grade maior e pintado na
cor da carroceria até no Wind. Apenas o Pickup Corsa
conserva pára-choques pretos. Continua |
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