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Cara nova para a linha GM

Vectra CD

Vectra e Corsa reestilizados, S10 automático e
Blazer mais macio marcam os modelos 2000

Texto: Fabrício Samahá

A General Motors não tem do que reclamar. O Vectra lidera folgado o segmento dos médios, o Corsa mantém boa posição entre os pequenos e foi o carro mais vendido do mundo em 1998, superando por apenas 20.000 unidades o Toyota Corolla. No setor de utilitários, S10 e Blazer dominam suas categorias. Ainda assim, os modelos produzidos em São Caetano do Sul (Vectra) e São José dos Campos, SP (os demais) começavam a demonstrar cansaço frente a novos concorrentes. A resposta foi uma reestilização na linha 2000 dos automóveis e novidades mecânicas nos utilitários, todos apresentados em meados de agosto no Campo de Provas da Cruz Alta, em Indaiatuba, SP.

Traseira do Vectra ganhou lanternas transparentes e nova tampa do porta-malas. Versão a GLS 16V vem com câmbio automático e -- como a CD do alto -- distribuição eletrônica de frenagem
O Vectra atualizou-se ao modelo lançado no início do ano na Europa. Ganhou pára-choques mais envolventes e sem a faixa em preto-fosco, grade cromada (CD) e saída de escapamento ovalada. Faróis agora possuem refletores de superfície complexa e lentes em plástico policarbonato, integradas às luzes de direção -- um custo a mais na reposição quando se quebra apenas a parte lateral.

A tampa do porta-malas foi redesenhada, as lanternas são transparentes (como no Astra) e os retrovisores ficaram mais altos, melhorando a antes crítica área de visão. Há também nova moldura entre eixos e novas rodas. Detalhe digno de nota são os repetidores de luzes de direção nas molduras laterais, sempre presentes no modelo europeu mas eliminados no brasileiro anterior.

As novidades do Vectra
Vectra GLS1. Pára-choques
2. Faróis de superfície complexa e lente plástica
3. Grade cromada (só no CD)
4. Tampa do porta-malas redesenhada
5. Lanternas traseiras transparentes
6. Painéis de porta de melhor aspecto (só no GL)
7. Repetidores das luzes de direção nos pára-lamas dianteiros
8. Novas rodas e calotas
9. Porta-objetos no teto

O interior ganhou 20 mm de espaço para as pernas no banco traseiro via redesenho dos encostos dianteiros. No teto há um porta-objetos de aparência e utilidade discutíveis, pois os itens podem cair numa aceleração mais forte em subida, por exemplo. Maçanetas cromadas facilitam encontrá-las à noite. Apenas na versão GL há novos painéis de porta e calotas integrais. Mecanicamente, a novidade é o sistema de freios com distribuição eletrônica de pressão entre os eixos (EBD), adotado no CD e na mais nova versão do Vectra: a GLS 16V.

Oferecida apenas com câmbio automático, essa variação reúne o acabamento da GLS e o motor de 2,2 litros, 16 válvulas e 128 cv do CD, dotado de árvore de balanceamento (ainda ausente do 8-válvulas, uma pena). O ganho, assim, é mais sentido em suavidade de funcionamento que em potência, já que o motor mais fraco desenvolve 123 cv. O GLS 16V agrega itens antes indisponíveis na versão, como rodas de 15 pol, pneus 195/65, computador de bordo e descansa-braço entre os bancos.

Corsa mais agressivo

Frente da linha Corsa ficou bem agressiva -- talvez em demasia -- com o novo pára-choque, lembrando peças do mercado paralelo
Depois de cinco anos com as mesmas linhas, o Corsa recebe seus primeiros retoques. Embora os faróis e todas as chapas -- exceto o capô, que ganhou dois vincos -- se mantenham, a aparência mudou bastante com o agressivo pára-choque dianteiro, mais largo e protuberante, com grade maior e pintado na cor da carroceria até no Wind. Apenas o Pickup Corsa conserva pára-choques pretos. Continua

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