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Está aí uma opção a levar em conta na faixa de R$ 20 mil, ainda que ultrapasse os R$ 25 mil com opcionais que todos desejam hoje, como ar-condicionado, direção assistida e controle elétrico dos vidros dianteiros. A Ford insiste em agrupar os itens em pacotes, fazendo o comprador gastar R$ 4,5 mil se fizer questão, por exemplo, do conta-giros. E a relação de opções deveria compreender bolsa inflável para o passageiro, oferecida em todos os concorrentes (de série no Clio).

Clique para ampliar a imagem Embora menor que os do Siena, Clio e novo Corsa, o porta-malas de 400 litros atende bem às necessidades. Mas é estranho tê-lo apenas no Fiesta antigo, quando já existe uma nova geração do hatch

O maior obstáculo à compra do Fiesta Sedan parece mesmo ser a demora em seu lançamento, seis meses antes da chegada do novo Fiesta hatch. Tanto quanto o Corsa da linha antiga, ele permanece no mercado enquanto houver demanda. Mas a tendência é que esta esfrie com a proximidade da chegada do novo Fiesta três-volumes (saiba mais), que pode se concretizar logo e encerrar a tão nova carreira do modelo atual.

Ficha técnica

MOTOR - transversal, 4 cilindros em linha; bloco de ferro fundido, cabeçote de alumínio; comando no cabeçote, 2 válvulas por cilindro. Diâmetro e curso: 68,68 x 67,4 mm. Cilindrada: 999 cm3. Taxa de compressão: 9,8:1. Potência máxima: 65 cv a 6.000 rpm. Torque máximo: 8,9 m.kgf a 3.250 rpm. Injeção multiponto seqüencial.

CÂMBIO - manual, 5 marchas; tração dianteira. Relações: 1) 3,87; 2) 2,04; 3) 1,41; 4) 1,11; 5) 0,88; diferencial, 4,65. Regime a 120 km/h em 5a.: 4.550 rpm. Regime na velocidade máxima em 5a.: 5.750 rpm.
FREIOS - dianteiros a disco, ø ND; traseiros a tambor, ø ND.
DIREÇÃO - de pinhão e cremalheira; assistência hidráulica; diâmetro de giro, ND.
SUSPENSÃO - dianteira, independente, McPherson, mola helicoidal, estabilizador; traseira, eixo de torção, mola helicoidal.
RODAS - 5 x 13 pol; pneus, 175/70 R 13 T.
DIMENSÕES - comprimento, 4,14 m; largura, 1,634 m; altura, 1,389 m; entreeixos, 2,486 m; bitolas, ND; capacidade do tanque, 45 l; porta-malas, 400 l; peso, 1.004 kg.
 
Desempenho e consumo
DESEMPENHO - velocidade máxima, 152 km/h; aceleração de 0 a 100 km/h, 18,47 s.
CONSUMO - em cidade, 11,1 km/l; em estrada, 16,9 km/l.
Dados do fabricante; ND = não disponível
Comentário técnico
> O motor Zetec Rocam da Ford foi o primeiro no País a utilizar o acionamento de válvulas por alavanca roletada (saiba como funciona), hoje aplicado também a motores da Renault e da Volkswagen.
> Todo Fiesta, desde o lançamento do modelo nacional em 1996, traz comando hidráulico de embreagem, que elimina o cabo. Vantagens: maciez mantida por muito mais tempo e menor transmissão de ruídos e vibrações ao interior.
> O Street Sedan não foge à regra dos Fords de 1,0 litro atuais: as relações de marcha são curtas, levando o motor a 5.750 rpm à velocidade máxima de 152 km/h, 250 rpm abaixo dos 6.000 rpm da maior potência. Não há dúvidas de que o bom torque deste motor permitiria o uso de uma caixa 4+E, com a quinta de economia, para reduzir o consumo e o ruído no uso rodoviário.
 
Garantia e assistência
Garantia, 1 ano sem limite de quilometragem; rede de concessionárias, 358; informações de fábrica, 0800 7033673.
 
Dados do carro avaliado
Ano-modelo, 2002; pneus, Pirelli P400; quilometragem inicial, 9.000 km.

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