Best Cars Web Site

O motor deste Ford mexicano é bem brasileiro, o Zetec Rocam fabricado em Taubaté, SP. Beneficiado pelo acionamento de válvulas por alavanca roletada, desenvolve bons 65 cv e torque de 8,9 m.kgf, este superior até ao do novo Corsa de 71 cv. A combinação do bom motor a um câmbio de relações curtas resulta em desempenho adequado às situações do cotidiano.

Clique para ampliar a imagem A agilidade do motor de 65 cv e o comportamento dinâmico muito bom deixam o Sedan agradável no uso vigoroso, mas as marchas curtas impõem aumentos de consumo e ruído

A Ford declara velocidade máxima de 152 km/h e aceleração de 0 a 100 km/h em 18,47 s, marcas bem inseridas no segmento: o Siena Fire faz 150 km/h e 17,9 s; o Corsa antigo, 155 km/h e 18,1 s. O Clio 16V, com 160 km/h e 15 s, é o mais rápido neste grupo. Já em consumo o Fiesta perde para todos: 11,1 km/l na cidade e 16,9 km/l na estrada, ante 13,4/19,7 km/l do Clio, 13/17,2 km/l do Siena e 11,9/17,6 km/l do Corsa, sempre de acordo com os fabricantes.

Algo que agrada no Fiesta Sedan é sua aptidão a um uso "esportivo", se é que a palavra pode ser empregada em um carro de 65 cv. Dos engates do câmbio ao volante de ótima pega, passando pela suspensão firme e as marchas curtas, o pequeno três-volumes transmite sensações agradáveis em um trecho sinuoso. Pena que o nível de ruído seja elevado (a 120 km/h em quinta o motor gira a 4.550 rpm, um tanto alto) e o conforto em pisos irregulares deixe a desejar. Mas o carro passa bem por lombadas, indicando correta adaptação a nosso padrão viário.
Continua

É boa a posição de dirigir, embora falte ajuste de altura do banco, mas deveria haver encostos de cabeça no banco traseiro e travamento das portas a distância, comuns no segmento
Equipamentos de série e opcionais
Ajuste de altura bancos E / D ND
Ajuste de apoio lombar E / D ND
Ajuste do volante em altura / profundidade ND
Ajuste elétr. retrovisores E / D ND
Alarme / controle a distância ND
Aquecimento S
Ar-condicionado / automático O/ND
Bancos / volante em couro ND
Bolsa inflável E / D / laterais O/ND/
ND
Câmbio automático ND
Comando interno do porta-malas O
Computador de bordo ND
Conta-giros O
Controle elétr. dos vidros D / T O/ND
Controle aut. de velocidade ND
Controle de tração ND
Direção assistida O
Faróis de neblina ND
Freios antitravamento (ABS) ND
Imobilizador de motor O
Limpador/lavador traseiro NA
Luzes de leitura D / T ND
Luz traseira de neblina ND
Rádio/toca-fitas ND
Rádio/toca-CD ND
Relógio S
Repetidores laterais de direção S
Rodas de alumínio ND
Terceira luz de freio ND
Teto solar / comando elétrico ND
Travamento central O
Vidros verdes S
Convenções: S = de série; O = opcional; ND = não disponível; NA = não-aplicável; E / D = esquerdo / direito; D / T = dianteiro / traseiro
Preços
Básico R$ 19.990
Completo R$ 25.090
Preços dos opcionais
Módulo A421 (ar-condicionado, banco traseiro bipartido, direção assistida, trava elétrica das portas), R$ 2.761; módulo A422 (ar-condicionado, banco traseiro bipartido, bolsa inflável para motorista, controle elétrico dos vidros dianteiros, travas e tampa do porta-malas, direção assistida, imobilizador, painel de instrumentos com conta-giros e fundo branco, porta-mapas nos encostos dianteiros), R$ 4.525; pintura metálica, R$ 425. Obs.: o módulo A422 exclui o A421.
Próxima parte

Avaliações - Página principal - e-mail

© Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados