Rebaixamento bem-vindo A perua Escort SW perdeu
potência com o motor |
Carros com certo tempo de mercado -- aquele
tipo que certa revista afirmaria, sem parar e sem pensar,
estar prestes a sair de produção -- costumam tomar
certos caminhos. O mais comum é que recebam motores
potentes e ampla dotação de equipamentos, para que se
mantenham competitivos na relação custo-benefício. Foi
assim, por exemplo, com Monza, Kadett, o Omega brasileiro
e, de certo modo, o Tempra. |
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As linhas da Escort SW estão longe de serem modernas, sobretudo a traseira lançada na Europa em 1990. Mas a perua tem qualidades e preço comparável ao de modelos menores |
As versões GL e GLX com
motor Zetec de 1,8 litro, 16 válvulas e 115 cv
permanecem nas tabelas de preços, mas não é preciso
procurá-las nas concessionárias para perceber que estão
por desaparecer. A perua Escort GLX custa R$ 32.640, ou 8%
mais que uma ainda atual Peugeot 306 Soleil Break. Uma
moderna Citroën Xsara GLX, com duas bolsas infláveis de
série, sai por 9% a mais que a Escort. Não é uma posição
confortável para a Ford. A marca do oval pretende, portanto, concentrar a linha Escort na versão GL com o novo e moderno Zetec Rocam de 1,6 litro, oito válvulas e 95 cv. Com interior enxuto em conforto e conveniência, mas dotada de direção assistida, a perua custa R$ 24.820 -- valor que a coloca abaixo de peruas de segmento inferior e menos potentes, como Palio Weekend ELX 1,25 e Corsa Wagon GLS 8V. Com ar-condicionado, o único opcional, passa a R$ 27.160. A Ford conseguiu tocar no bolso do consumidor -- mas isso teve um preço. |
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O
revestimento interno é uma agradável surpresa em uma
versão básica. Apesar da O usuário começa a ter a
sensação de carro empobrecido ao abrir sua porta pela
chave -- não há opção de alarme, nem controle a distância.
E as demais? Só por dentro, já que a trava central elétrica
foi abolida em nome da redução de custos. Abrir os
vidros requer o uso das velhas manivelas, e o incômodo
de ter de fechá-los um por um, quando esquecidos pelos
passageiros, retorna do passado. Também não há sistema
de áudio -- a exemplo do GLX e das linhas Ka e Fiesta.
Tudo isso pode ser corrigido numa concessionária ou loja
de acessórios, mas o ideal -- por facilidade e
confiabilidade -- seria que o carro viesse de fábrica
com os itens desejados. |
O motor Zetec Rocam de 95 cv, aliado a câmbio mais curto, dá boa agilidade à Escort no trânsito e, segundo a Ford, consome menos que o já econômico Zetec 16V de 115 cv | ![]() |
Sentado num banco cômodo, mas um pouco elevado demais e sem ajuste de altura, o motorista encontra alguns bons detalhes. O Escort ganhou hodômetros digitais com seis dígitos no totalizador, sugerido pelo Best Cars Web Site em avaliações anteriores, mas o indicador de combustível agora se desliga junto da ignição, uma pena. Os retrovisores externos convexos são adequados, há relógio no painel e comando interno do porta-malas, que de fora só pode ser aberto com chave. Continua |
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