Dada a partida, o Zetec Rocam manifesta-se saudável, em que pese o nível de ruído algo elevado transmitido ao interior. A resposta em baixa rotação chega a surpreender, com certo tranco ao se acelerar a fundo -- sinal de que o comando do acelerador pode ser melhorado, mesmo sem uso de eletrônica como no motor Fire da Fiat. Com o encurtamento da transmissão em relação aos 1,8-litro já avaliados, o novo Escort revela agilidade muito satisfatória em todas as condições de tráfego, com boas retomadas e funcionamento isento de vibrações. |
Porta-malas de boa capacidade, suspensão confortável e ótimo consumo de 16,8 km/l em estrada: um conjunto equilibrado para a família | ![]() |
Segundo os dados do
fabricante, a velocidade máxima caiu de 196 para 178 km/h
e a aceleração de 0 a 100 km/h passou de 9,8 para 11,2
segundos com o motor menos potente: nada que incomode o
usuário médio, interessado apenas em um bom carro para
a família. E a perda de desempenho teve contrapartida no
consumo, que passou de 10,3 para 11,6 km/l, em cidade, e
de 14,7 para 16,8 km/l em estrada. O tanque amplo, 64
litros, garante autonomia superior a 1.000 km caso o índice
rodoviário se verifique. O restante da perua Escort não reserva novidades, passando pelo bom câmbio, com engate da ré direto e sem travas desnecessárias, e pelos freios e direção adequados. A suspensão macia, típica da marca, não traz problemas no uso sem excessos que se espera desse tipo de carro, e assegura bom comportamento sobre piso irregular e lombadas. |
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Posto de condução é agradável, mas peca pela falta de equipamentos que muitos desejam hoje: sistema de áudio e controles elétricos de vidros e travas |
Seu espaço interno é
adequado a quatro adultos e uma criança, sem causar
desconforto ao quinto passageiro. O porta-malas, de 460
litros, possui cobertura enrolável e está bem inserido
na categoria. Há repetidores de luzes de direção nos pára-lamas,
terceira luz de freio e até tampas amarelas nos pontos
de verificação do motor, para serem logo identificados. Se a Ford sanar sua maior deficiência -- oferecendo como opcionais controles elétricos de vidros e travas, além de alarme comandado a distância --, poderá garantir longa sobrevida a seu "velhinho" já descontinuado na Europa. Continua |
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