Texto
e fotos:
Fabrício Samahá |
Desde que a Fiat lançou a Palio Adventure, em 2000, o
mercado se pergunta: quando haverá uma concorrente? A dúvida se
justifica, pois General Motors e Volkswagen haviam apresentado, nos
Salões do Automóvel de 1997 e 1998, na ordem, as peruas Corsa Tonga e
Parati EDP II (veja boxe abaixo), com elementos fora-de-estrada. E, no entanto, coube ao
fabricante mineiro passar a perna -- ou a roda? -- em ambas e oferecer
antes esse tipo de produto, que se revelou bem-sucedido.
Quatro longos anos após a EDP II, chega finalmente ao mercado a Parati
voltada ao uso misto, no asfalto ou fora dele: a Crossover, nome que os
americanos utilizam nos utilitários esporte derivados de plataformas de
automóvel. A exemplo da Adventure, ela ganhou altura livre do solo (27
mm a mais que as outras versões) e pneus de maior diâmetro, além de
adereços estéticos. Só que a proposta seguida é bem diferente.
|