Conjunto equilibrado Versão de topo do Corsa um-litro, o Sedan Super
reúne |
Das muitas versões da família Corsa, restava uma configuração de carroceria (Sedan), motorização (um litro, 16 válvulas) e acabamento (Super) a passar pela avaliação completa do
Best Cars Web Site. Para preencher esta lacuna, reunimos os três requisitos em um só modelo, analisado durante cerca de 1.000 quilômetros. |
Apesar da desatualização do estilo da linha Corsa, a traseira do Sedan -- um projeto da GM brasileira -- continua das mais harmônicas do segmento |
O conjunto equilibrado é a principal virtude do Sedan Super. Reúne melhores desempenho e acabamento que os da versão
Sedan Wind, porta-malas mais espaçoso que o do Corsa hatch e preço inferior ao dos concorrentes citados (embora a Fiat ainda não tenha divulgado o do Siena reestilizado). Custa, sem opcionais, R$ 19.336, valor que sobe para impressionantes R$ 32.721 com todos os itens disponíveis
(veja relação). É verdade que suas linhas, baseadas no hatch lançado na Europa em 1993, já pedem uma reforma mais ampla que a tímida troca de pára-choques e capô, efetuada na linha 2000, e a adoção de faróis de superfície complexa e saias laterais na cor da carroceria, no modelo 2001. Mas o Corsa tem o mérito de parecer mesmo um sedã compacto e não um hatch com a adição de porta-malas, como alguns concorrentes. A parte traseira, de concepção brasileira, foi das mais felizes em seu segmento. |
Os novos pára-choques, capô e lanternas traseiras da linha 2000 vêm completados, só um ano depois, por faróis mais eficientes com refletor de superfície complexa |
No interior as coisas se complicam no campo da estética, pois o painel
-- sem novidades desde o primeiro Corsa -- já deveria ter sido renovado. Mas o acabamento geral é correto, há conta-giros e o volante de três raios permite melhor apoio que o de apenas dois usado nos modelos antigos. Se a conta-corrente não for problema, podem-se pedir opcionais como quatro controles elétricos de vidros com
temporizador (e função um-toque para descer o do motorista), de travas e retrovisores, ar-condicionado e rádio/toca-fitas
ou toca-CD (com um senão pela fraca recepção de rádio). |
O motorista encontra pedais deslocados à direita e pouco espaço para a perna esquerda, mas esses inconvenientes do projeto do atual Corsa não chegam a incomodar |
O espaço para bagagem, aliás, não é dos maiores do segmento (390 litros, contra 510 l do campeão Clio), mas dá conta do recado e pode ser ampliado com o rebatimento do banco traseiro. Ainda no interior, nota positiva para o pára-brisa com faixa degradê e bom espaço para objetos, mas negativa para as ausências de relógio, hodômetros digitais (de adulteração bem mais difícil) e abertura das portas a distância. Continua |
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