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Desempenho em boa medida

A tributação desproporcional abaixo e acima da marca de 1.000 cm3 (10% e 25% de Imposto sobre Produtos Industrializados, IPI) criou a curiosa situação, no Brasil, de motores um-litro com tecnologia e potência superiores aos de maior cilindrada produzidos anos atrás. O da GM alcançou o antigo 1,4-litro do Corsa (60 cv) quando ganhou injeção multiponto e, ao receber duplo comando e 16 válvulas, chegou a 68 cv -- bem mais que seu equivalente europeu, um vibrante três-cilindros de 12 válvulas.

Os motores 1.000 nacionais estão cada vez mais eficientes e o do Corsa não é exceção: além de boa potência, 68 cv, oferece torque similar ao do oito-válvulas em baixos regimes 
O preço desse ganho é uma queda no torque em médios regimes, de 2.500 a 3.000 rpm (compare as curvas de potência e torque), bastante usada no tráfego urbano, em que o motor 16V chega a ser mais fraco que o oito-válvulas. Mas nos regimes superiores a desvantagem se reverte e o 16V atinge o ponto máximo de 9,2 m.kgf a 4.000 rpm, o que indica a importância de manter os giros elevados para um bom desempenho.

Os índices declarados são bons: velocidade máxima de 160 km/h -- atingida com regime próximo ao de potência máxima, o que revela bom cálculo de transmissão com vistas ao desempenho -- e aceleração de 0 a 100 km/h em 15,7 s. Ainda de acordo com a fábrica, o consumo é bastante próximo dos 1.000 de oito válvulas e não pesa no bolso, com
11,3 km/l em cidade e 16,8 km/l em estrada.

O segmento está mais concorrido com a chegada do Clio Sedan e do novo Siena, mas o Corsa permanece líder com folga entre os três-volumes pequenos

À parte o torque um pouco baixo, mais sentido com ar-condicionado em uso, o Corsa Super agrada no uso cotidiano. Tem bons engates de câmbio, embreagem macia e suspensão eficiente, tanto em curvas quanto na passagem por lombadas e irregularidades. Só a direção, sem a assistência opcional, decepciona pelo esforço exigido acima da média. A GM conhece essa deficiência e procurou saná-la no Celta, através de reposicionamento das molas da suspensão, mas no Corsa ela persiste.

É um sedã pequeno, econômico e de preço básico interessante (apesar de muito caro com todos os opcionais), mas que pode substituir um carro médio, sem grandes perdas, na maioria das situações.
Continua

Equipamentos de série e opcionais
Acionamento elétr. vidros D / T O/O
Ajuste de altura bancos E / D O/ND
Ajuste de apoio lombar E / D ND
Ajuste do volante em altura / profundidade ND
Ajuste elétr. retrovisores E / D O
Alarme antifurto / ultrassom / controle a distância O/O/ND
Aquecimento O
Ar-condicionado / automático O/ND
Bancos / volante em couro ND
Bolsa inflável E / D / laterais O/O/ND
Câmbio automático ND
Comando int. porta-malas O
Computador de bordo ND
Conta-giros S
Controle aut. de velocidade ND
Controle de tração ND
Direção assistida O
Faróis de neblina ND
Freios antitravamento (ABS) ND
Imobilizador de motor S
Limpador/lavador traseiro NA
Luzes de leitura D / T ND
Luz traseira de neblina ND
Rádio/toca-fitas O
Rádio/toca-CD O
Relógio ND
Repetidoras laterais de direção ND
Rodas de alumínio O*
Terceira luz de freio S
Teto solar / comando elétrico ND
Travamento central O
Vidros verdes S
Convenções: S = de série; O = opcional; ND = não disponível; NA = não-aplicável; E / D = esquerdo / direito; D / T = dianteiro / traseiro
* Aro 14 com pneus 185/60

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