Um
Clio mais
|
Depois do 1,6-litro de 16 válvulas e 102 cv (com opção de 110 cv no "esportivo" Si), faltava mesmo ao simpático Clio uma injeção de ânimo na versão 1,0, que com modestos 59 cv
ficava para trás dos concorrentes 16V. Demorou um pouco mais, mas valeu a espera: neste primeiro contato com o Clio de 16 válvulas e 70 cv, a nova disposição do motor ficou evidente. |
A base é o antigo 8-válvulas, mas o novo motor adota acionamento de válvulas com roletes, acelerador eletrônico e fundição inovadora do cabeçote |
Além das válvulas
adicionais, o motor traz novidades como alavancas de acionamento de
válvulas roletadas (como no Ford Zetec Rocam e no Renault 1,6; saiba
como funciona), comando de válvulas tubular, coletor de admissão
em plástico e acelerador eletrônico (drive-by-wire,
como no Fiat Fire 16V, sendo inédito na marca). Primazia da Renault é
o cabeçote, que recebe as sedes de válvula já na fundição da
peça. |
Com o fôlego trazido pelo aumento de 11 cv em potência e 1,2 m.kgf em torque, o Clio Sedan pôde oferecer versão 1,0, que deve conquistar 76% de suas vendas |
Se você gosta de números, o novo Clio acelera de 0 a 100 km/h em 14,5
s (Sedan, 15 s), contra longos 18,2 s do oito-válvulas, e chega à velocidade máxima de
157 km/h (160 km/h no três-volumes), bem mais que os anteriores 144 km/h -- sempre de acordo com o fabricante. São números próximos aos dos concorrentes diretos e com uma vantagem: o consumo nada sofreu com a mudança de coração. Segundo a Renault, o índice urbano mantêm-se em 13,4 km/l e o rodoviário passou de 18,5 para espantosos 19,7 km/l -- marca difícil de atingir na prática, mas obtida pela mesma metodologia. O acréscimo de potência e torque é bem-vindo também para lidar com os confortos da vida moderna, como ar-condicionado e direção assistida, esta enfim oferecida na linha 1,0. Os pneus agora são os mesmos do 1,6, em medida 175/65 (antes, 165/70). |
O hatch também ficou mais ágil: de 0 a 100 km/h requer agora 14,5 s, contra longos 18,2 do motor 8-válvulas, agora reservado à versão de entrada RL |
O novo motor está presente na versão RN, que era a de topo na linha 1,0, e também na mais equipada RT, antes só oferecida como 1,6. O de oito válvulas permanece apenas no Clio RL hatch, que fica bem definido como opção de entrada. O RN de cinco portas custa R$ 19.490 e o Sedan quatro-portas R$ 20.490. Vêm de série com imobilizador, conta-giros, luz suplementar de freio e traseira de neblina. Controles elétricos de vidros dianteiros e travas, ar-condicionado e direção assistida são os opcionais que podem levá-los a R$ 22.585 e R$ 23.585, nesta ordem. Continua |
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