Best Cars Web Site

Acabamento deixa a desejar

Estes três aspectos são de fácil correção pela GM, assim como a oferta de direção assistida não traria grande dificuldade (saiba mais). Mas não se espere uma melhoria do padrão geral de acabamento, que utiliza plásticos rígidos e com encaixes imperfeitos. Os painéis de porta riscam-se facilmente e as maçanetas internas aparentam fragilidade. É possível "ouvir" nas portas a ausência de revestimentos anti-ruído ao soltar as maçanetas e até ao inserir a chave (!), o que se reflete em barulho bastante elevado ao rodar.

Leve e com bom torque, o Celta é ágil nas situações de trânsito e consome pouco, mas a suspensão sem estabilizadores prejudica o conforto
No porta-malas vêem-se fios, cabos, soquetes e soldas à vontade, enquanto as soldas do compartimento do motor exibem grandes rebarbas. Claro que não se roda por aí com o carro todo aberto, mas são detalhes que deixam dúvidas sobre a adequação do preço do Celta a seu acabamento. Até o volante de dois raios baixos, que tanto tempo levou no Corsa para dar lugar a superior um de três, está de volta no GM gaúcho.

O revestimento dos bancos é satisfatório, assim como o espaço interno e no porta-malas, similares aos do Corsa três-portas. A posição de dirigir também é a mesma, com os pedais algo deslocados à direita e pouco espaço para a perna esquerda. Os difusores de ar redondos são práticos e sua montagem simples deixa claro que foram adotados para conter custos. O mesmo se aplica ao marcador de combustível digital, em instrumento de cristal líquido conjugado com relógio e hodômetros totalizador e parcial -- embora transmita até um ar requintado.
Bancos são corretos e o traseiro traz encostos de cabeça, obrigatórios em novos projetos. Mas a GM deveria providenciar controle interno dos retrovisores, pára-sóis com movimento lateral e mais espaço para objetos
O restante do painel é um velocímetro de fundo branco, com iluminação alaranjada, que não combina com o pobre tom amarelado da luz do mostrador de combustível. A luz-piloto de alta temperatura do motor é corretamente testada a cada partida e, se queimar, será substituída pela do sistema de injeção. Os comandos concentrados nas alavancas atrás do volante, atípicos em um GM, incluem os de luzes e até a buzina, solução ao gosto dos franceses (usada no Citroën Xsara, por exemplo), mas perigosa a quem não está habituado. Já uma boa novidade em linha Chevrolet é o acionamento uma-varrida do limpador de pára-brisa. Basta movimentar a alavanca de comando para baixo -- ela retorna por ação de mola -- para o limpador varrer uma vez apenas.

Outra falha é que os faróis permanecem acesos ao desligar a ignição -- não há sirene de aviso nem corte automático, um risco para a bateria dos desatentos. A redução de custos também deixou o Celta sem alças de teto traseiras, espelho de cortesia no pára-sol direito, janelas basculantes e -- muito inconveniente -- até acionamento da luz interna pela porta do passageiro. Chega a surpreender em um carro tão despojado a opção de pára-brisa degradê, que muitas marcas reservam a versões de topo...
Continua
Banho de loja, já na concessionária
Para que a linha de produção de Gravataí, RS trabalhasse com menor variedade de equipamentos, a GM optou por transferir às concessionárias a tarefa de dotar o Celta de itens bastante desejados hoje, além de acessórios -- chamados itens de personalização -- que alteram, ao menos por fora, o ar despojado do carro.

Clique para ampliarOs itens são nacionais e têm preços variáveis de acordo com a concessionária, pelo que vale uma boa pesquisa ao comprar. Na linha Esportividade há rodas de alumínio de 13 ou 14 pol (só estas exigem troca dos pneus, sendo 185/60 R 14 a medida recomendada), spoiler dianteiro, saia e aerofólio traseiro, saias laterais, lanternas fumê, pára-choques na cor da carroceria, adesivo na coluna das portas e na tampa de abastecimento (imitando bocais de competição), pedais e ponteira de escapamento esportivos.

A linha Segurança compreende alarme com comando a distância, travas elétricas, terceira luz de freio e frisos laterais, entre outros. E os itens Conforto são controles elétricos de vidros, antena e jogo de tapetes. Há quem afirme que a GM vai oferecer direção assistida pelo mesmo sistema: lamentável seria pagar por dois conjuntos (pois o carro viria de fábrica com o convencional) e levar para casa um conjunto de componentes de difícil revenda ou reaproveitamento -- o que já ocorre, por exemplo, com as rodas de aço substituídas.
Foto: divulgação

Avaliações - Página principal - e-mail

© Copyright 2000 - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados