Best Cars Web Site

Perde-se dali, ganha-se daqui, e o resultado é um interior agradável e muito espaçoso, talvez mais que o do Lexus na altura para quem viaja atrás, em função do perfil do teto. Até o sistema de áudio causa boa impressão, apesar da tampa abaixo do rádio/toca-CD que parece improvisada. O painel é funcional, há quatro porta-copos e diversos locais para objetos; o medidor de nível de combustível nunca se desliga; e são dois hodômetros parciais. O porta-malas tem capacidade declarada de 518 litros, bastante boa, mas o estepe deveria trazer roda de alumínio como as demais.

Clique para ampliar a imagem Perdem-se alguns recursos do ES 300, como teto solar, faróis automáticos e disqueteira. Mas o motorista do Camry dispõe de um ambiente confortável e funcional
 

Iguais por baixo   Se fosse possível dirigi-los sem a carroceria, Camry e ES 300 seriam de difícil distinção pelo motorista. Ambos partilham motor, câmbio, suspensão, freios e até a medida dos pneus (embora de modelos diferentes, mais "turísticos" no Camry), o que resulta em vantagem para o Toyota -- apenas no Brasil, pois o Lexus vendido nos Estados Unidos vem com aprimoramentos mecânicos, de maior potência a controle de estabilidade.

O V6 de 3,0 litros, 24 válvulas e 191 cv é de funcionamento extremamente macio e silencioso e oferece boas respostas ao acelerador, embora o torque máximo de 28 m.kgf só se manifeste a 4.400 rpm. Contribui muito o reconhecido câmbio automático da marca, que efetua as mudanças ascendentes e reduções exatamente quando se deseja, qualidade rara de encontrar -- ainda que não possua a operação manual, tendência no segmento.

Mesma plataforma e mecânica do Lexus por R$ 32,4 mil a menos, o trunfo do Camry. O câmbio automático opera bem e o motor de 191 cv é mais que suficiente
Clique para ampliar a imagem

A Toyota divulga 220 km/h de velocidade máxima e aceleração de 0 a 100 km/h em 9 s, boas marcas para o porte do Camry e pouco melhores que as do Omega 3,8. Naturalmente não se espera um baixo consumo em vista da potência e do peso do automóvel, mas os índices de 6,1 km/l em cidade e 11,5 km/l em estrada estão dentro da média da categoria.

O perfil norte-americano deste sedã fica evidente na calibragem macia da suspensão, acentuada pela distância entre eixos reduzida para seu porte (2,67 metros, apenas 6 cm maior que a de um Astra ou Focus), que gera balanços bem ao gosto de seu público-alvo. Mas é estável e transmite segurança em velocidade ou nas curvas. A crítica vai para a inadequação dos amortecedores a nossas "queridas" lombadas, gerando ruído ao "descer" por falta de batente hidráulico. É defeito comum em importados do segmento, mas o Omega não o tem.

Clique para ampliar a imagem Aqui este Toyota é um carro de luxo para poucos, mas nos Estados Unidos é o automóvel mais vendido. A qualidade e o equilíbrio do conjunto explicam esse sucesso

De qualquer modo, o jeitão comportado do Camry torna irrelevantes esses detalhes. Mais importante é contar com bolsas infláveis frontais e laterais, além de cinto de três pontos para os cinco ocupantes. O sedã japonês mostra claramente como vive bem ao volante a classe média norte-americana, que o compra aos milhares. Aqui é um carro de luxo para muito poucos mas, sob esta ótica, tem tudo para agradar aos que entenderem seu estilo. E cobrando bem menos que o "primo rico" da Lexus. Continua

Equipamentos de série e opcionais
Acionamento elétr. vidros D / T S/S
Ajuste de altura bancos E / D S/ND
Ajuste de apoio lombar E / D S/ND
Ajuste do volante em altura / profundidade S/ND
Ajuste elétr. retrovisores E / D S
Alarme antifurto / ultrassom / controle a distância S/ND/S
Aquecimento S
Ar-condicionado / automático S/S
Bancos / volante em couro S/S
Bolsa inflável E / D / laterais S/S/S
Câmbio automático S
Comando int. porta-malas S
Computador de bordo ND
Conta-giros S
Controle aut. de velocidade S
Controle de tração ND
Direção assistida S
Faróis de neblina S
Freios antitravamento (ABS) S
Imobilizador de motor S
Limpador/lavador traseiro NA
Luzes de leitura D / T S/ND
Luz traseira de neblina S
Rádio/toca-fitas ND
Rádio/toca-CD S
Relógio S
Repetidoras laterais de direção S
Rodas de alumínio S
Terceira luz de freio S
Teto solar / comando elétrico ND
Travamento central S
Vidros verdes S
Convenções: S = de série; O = opcional; ND = não disponível; NA = não-aplicável; E / D = esquerdo / direito; D / T = dianteiro / traseiro

Avaliações - Página principal - e-mail

© Copyright 2001 - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados