Best Cars Web Site

O fim da ditadura   A linha Astra 2002 traz outras novidades. Uma delas é a eliminação das siglas GL e GLS, assim como do motor 1,8 a gasolina (permanece a álcool; leia avaliação): agora há a livre escolha entre os motores 2,0 de oito e de 16 válvulas, entre as carrocerias hatch e três-volumes (Sedan) e entre os acabamentos básico e CD -- sem esquecer o Astra Sport, que continua com o oito-válvulas apenas.

Clique para ampliar a imagem O Astra fica mais equipado a cada ano: já traz controlador de velocidade, comandos de áudio no volante e agora transmissão automática. Mas a GM continua devendo uma reforma nos antiquados painéis de porta

Assim, a combinação pode envolver tanto um modelo básico com motor 16V quanto um CD de oito válvulas, como o automático avaliado. Considerado um pacote de opcionais, o acabamento CD inclui ar-condicionado, rodas de alumínio e melhores revestimentos internos, entre outros itens (veja a relação). E são esses revestimentos que trazem uma agradável surpresa: acabou a ditadura do interior preto na versão de luxo do Astra.

A troca do acabamento escuro, criticado em várias oportunidades pelo BCWS (leia editorial a respeito), por um belo cinza-claro transformou o interior deste GM. Ficou leve, arejado, parecendo até mais espaçoso. Não há a menor dúvida de que carros vendidos num país tropical deveriam oferecer -- ao menos como opção -- acabamento claro. Espera-se que a iniciativa seja seguida por outras marcas, que ainda impõem a todos os seus clientes a famosa "preferência da maioria".

Todo Astra vem agora com rodas 1 pol maiores, aumentando um pouco o diâmetro total dos pneus. No caso do CD são belos modelos de alumínio, que acrescentaram elegância a seu estilo ainda atual

No Astra CD o tom cinza abrange bancos, painel (exceto alguns setores), assoalho e painéis de porta. Estes, no entanto, conservam o tão criticado desenho retilíneo e a má qualidade dos plásticos, que depreciam o carro se comparado a um Golf ou Focus, por exemplo. A GM poderia rever também a grafia e iluminação do painel, sem atrativos, embora sua leitura seja fácil e o computador de bordo devidamente "brasileiro": indica consumo em km/l e exibe mensagens em nosso idioma. Continua

Equipamentos de série e opcionais
Ajuste de altura bancos E / D S/ND
Ajuste de apoio lombar E / D ND
Ajuste do volante em altura / profundidade S/S
Ajuste elétr. retrovisores E / D S/S
Alarme /  controle a distância O/O 
Aquecimento S
Ar-condicionado / automático O/ND
Bancos / volante em couro ND/O
Bolsa inflável E / D / laterais O/O/ND
Câmbio automático O
Comando interno do porta-malas ND
Computador de bordo O
Conta-giros S
Controle elétr. dos vidros D / T S/NA
Controle aut. de velocidade O
Controle de tração ND
Direção assistida S
Faróis de neblina O
Freios antitravamento (ABS) O
Imobilizador de motor S
Limpador/lavador traseiro S
Luzes de leitura D / T O/O
Luz traseira de neblina S
Rádio/toca-fitas ND
Rádio/toca-CD O
Relógio S
Repetidores laterais de direção S
Rodas de alumínio O
Terceira luz de freio S
Teto solar / comando elétrico O/O
Travamento central S
Vidros verdes S
Convenções: S = de série; O = opcional; ND = não disponível; NA = não-aplicável; E / D = esquerdo / direito; D / T = dianteiro / traseiro
Preços
Básico R$ 30.047
Completo R$ 47.740
Preços dos opcionais
Pacote CD (ar-condicionado; faróis de neblina; maçanetas, frisos, saias laterais e retrovisores na cor do veículo; carpete e revestimento dos bancos e do teto superiores; luzes de leitura dianteiras; ajuste elétrico da altura dos faróis; rodas de alumínio; alarme com ultra-som acionado a distância), R$ 3.643.
Pacote R7A (ar-condicionado; faróis de neblina; luzes de leitura dianteiras; ajuste elétrico da altura dos faróis; alarme com ultra-som acionado a distância), R$ 3.123
Pacote R7F (rádio/toca-CDs, mostrador digital remoto com computador de bordo e sistema de verificação, volante com controles de áudio), R$ 1.481
Pacote R7G (igual ao R7F + toca-CDs para 6 discos), R$ 2.389
Pacote R9D (câmbio automático, controlador de velocidade, direção com assistência eletroidráulica), R$ 3.252
Bolsas infláveis frontais, R$ 939
Ar-condicionado, R$ 2.953
Sistema antitravamento de freios (ABS) e freios traseiros a disco, R$ 1.623
Teto solar com controle elétrico, R$ 2.277
Pintura metálica, R$ 465; perolizada, R$ 617

Avaliações - Página principal - e-mail

© Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados