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De procedência japonesa (Aisin), a transmissão automática opera com suavidade e precisão, mas seria desejável maior estabilidade de rotações em uso rodoviário. Os giros oscilam cerca de 500 rpm à menor solicitação do acelerador, indicando que o conversor de torque não está bloqueado nesse momento. Quando o conversor está bloqueado -- o chamado
lock-up --, reduzem-se as perdas de energia e o consumo de combustível.
> Podem-se selecionar as posições 1, 2 e 3 na alavanca, além da
drive, para que sejam usadas apenas as marchas mais curtas em uma serra, por exemplo. Além do programa econômico (padrão), há o esportivo e o de inverno
("modo antipatinação", segundo a GM), comandados por botões.
> No esportivo ocorre maior retenção das marchas (são levadas até rotações mais altas e mantidas mesmo que se tire o pé do acelerador) e, muitas vezes, uma redução logo que o botão é aplicado.
> O programa de inverno provoca arrancadas em terceira marcha, para saídas suaves e melhor tração. Idealizado para neve e gelo, pode ser útil em situações de baixa aderência mais tropicais, como grama molhada e lama.
Foi possível constatar sua eficiência em um trecho com
enlameado: acelerado a fundo com o volante um pouco esterçado, o carro respondia |
suavemente, sem "patinar" as rodas motrizes.
> A quarta marcha, assim como no Vectra, é direta
(relação 1:1): isso reduz as perdas mecânicas e o ruído de
funcionamento com ela em operação, o que na maioria dos
automáticos ocorre em terceira.
> As relações, porém, não estão corretas em função
do desempenho. A velocidade máxima é atingida em quarta com
o motor a 4.500 rpm, ficando 600 rpm abaixo do regime de maior
potência (deveriam coincidir). A terceira é muito curta para
isso, ultrapassando 6.200 rpm nessa velocidade.
> Toda a linha Astra 2002 ganhou rodas de maior diâmetro e pneus mais largos. Nas versões Sport e 16V os pneus passaram de 195/60-15 para 205/55-16; nas demais, de 185/65-14 para 195/60-15, mesmo quando se trata de rodas de aço estampado. No primeiro caso houve aumento de 2,5% no diâmetro total calculado, e no segundo, de 3,5%.
> A GM não mexeu, porém, no número de elementos de fixação das rodas: permanecem quatro nas versões básica e CD de oito válvulas; apenas as 16V utilizam cinco. Isso permite a instalação das belas rodas de alumínio do CD em
Astras, Vectras e Corsas com rodas de quatro furos. |