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A Alfa, em busca do topo

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O belo hatchback 147, motor V6 para o 156, câmbios
inovadores: grandes evoluções na linha 2003

Texto: Fabrício Samahá - Fotos: divulgação

Buscar o topo dos segmentos em que se insere: esta é a meta da Alfa Romeo com o lançamento da linha 2003, composta pelo conhecido 166, pelos renovados 156 sedã e SportWagon e pelo inédito 147, que chega ao Brasil um ano depois do mercado europeu.

A estrela é mesmo este hatchback médio-pequeno de cinco portas (a versão de três teria sido preterida em pesquisas, segundo a marca), com o motor 2,0-litros que vinha até então no 156 e câmbio seqüencial Selespeed, comandado por "borboletas" junto ao volante. Projetado sobre a plataforma do 156, o 147 possui entreeixos 49 mm mais curto e estilo próprio, de grande personalidade.

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Um contraste primoroso: as linhas modernas e esportivas do 147 abrangem
maçanetas de alumínio, grade e capô que remetem ao Villa d'Este de 1949

Os elementos tradicionais de um Alfa estão todos lá, do escudo que serve como grade às lanternas traseiras afiladas, passando pela linha de cintura alta e ascendente e os vidros reduzidos. O capô inspirado no Grand Coupé 6C 2500 Villa d'Este de 1949 e as maçanetas dianteiras de alumínio conferem um ar retrô, enquanto as traseiras ficam embutidas nas colunas, sugerindo ser um três-portas.

O interior é moderno e de muito bom gosto, com revestimento em couro dos bancos (bastante envolventes) de série e apliques de alumínio no console, alavanca de câmbio, comandos do volante, fecho do porta-luvas e maçanetas. O painel compõe-se de três círculos e traz os ponteiros apontando para baixo em repouso, outro elemento Alfa.

O ar-condicionado possui recirculação automática (fecha a admissão de ar externo se muito poluído) e seleções distintas de temperatura para esquerda e direita, ótimo recurso -- já percebeu como os homens em geral preferem ar mais frio que as mulheres? O belo volante revestido em couro traz comandos do sofisticado sistema de áudio Bose, com toca-CD no painel, disqueteira no porta-malas, oito alto-falantes (quatro tweeters e quatro woofers) e mais um subwoofer.

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No interior moderno e atraente, volante com comandos de áudio -- um sofisticado
sistema Bose -- e os característicos instrumentos com ponteiros verticais em repouso

O retrovisor esquerdo é biconvexo. Interessante o controle elétrico dos vidros na porta do motorista: apenas dois botões alternam-se entre comandar os dianteiros e os traseiros, selecionados por um botão. Há porta-copos e apoios de braço dianteiro e traseiro.

A Alfa apresenta o 147 como um cinco-lugares, havendo mesmo cintos de três pontos e encostos de cabeça para todos os ocupantes. Mas com um banco traseiro bastante limitado, sobretudo em largura, está mais para um 2+2. Outros inconvenientes: os espelhos de cortesia nos pára-sóis distorcem a imagem, o pára-brisa não tem faixa degradê e falta uma indicação de que as portas estejam ou não travadas, o que é feito por interruptor no painel.
Continua

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Data de publicação deste artigo: 26/6/02

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