Best Cars Web Site

Coração de Renault   Surpresa para muitos, mas algo cada vez mais freqüente no mundo todo, é o fato de um motor de marca concorrente -- o 1,0 16V do Renault Clio, fabricado em São José dos Pinhais, PR -- equipar o novo 206. A razão é a economia de escala, pois produzir um motor nacional neste início de operações demandaria investimento elevado, enquanto importar um 1,0 da França não seria possível porque o 206 produzido lá começa em 1,1 litro.

A Peugeot trabalhou, contudo, para que o motor Renault atendesse a suas necessidades. Como o 206 é um tanto pesado (949 kg com cinco portas, contra 915 do Clio), sobretudo pelos enormes vidros (o pára-brisa tem área próxima ao da minivan 806!), era preciso acentuar o torque em baixas rotações.

Além do melhor preço entre os 1,0 de 16 válvulas, a Peugeot anuncia consumo líder na categoria: 21,7 km/l na estrada. O motor é o mesmo do Clio, mas com novo mapeamento eletrônico Clique para ampliar a imagem

A marca do leão refez o mapeamento da central eletrônica do motor. Cárter, coxins de fixação e o sistema de arrefecimento também são diferentes. Os números de potência (70 cv a 5.500 rpm) e torque máximo (9,5 m.kgf a 4.200 rpm) são os mesmos, mas a Peugeot anuncia velocidade máxima de 160 km/h, melhor que a de 157 do Clio, e aceleração de 0 a 100 km/h variando entre 14,4 e 15,3 s, conforme a versão (14,5 s no concorrente). Vale observar que o 206 tem coeficiente aerodinâmico (Cx) de 0,32, muito bom para o segmento.

Mais sensíveis são os ganhos em economia prometidos: nada menos que 14,7 km/l de consumo urbano e 21,7 km/l de rodoviário, os melhores índices já vistos num carro 1,0 brasileiro. A comparação com o Clio é inevitável: a Renault divulga 13,4 e 19,7 km/l, na ordem. Fica difícil é explicar como os franceses de Porto Real conseguiram tão melhores marcas que seus conterrâneos estabelecidos em São José dos Pinhais...

Diferenças à parte, esse 1,0 é dos mais modernos do mercado e vem com recursos como alavancas de acionamento de válvulas roletadas (saiba como funciona), coletor de admissão em plástico e acelerador eletrônico (drive-by-wire). O câmbio é da própria Peugeot e traz relações de marcha diversas do 1,6 e do 1,1 europeu, com a curiosidade de um diferencial muito curto (5,07:1) e uma quinta longa (0,74:1).

Clique para ampliar a imagem Ar-condicionado, bolsas infláveis e controle elétrico de vidros e travas são oferecidos nas versões Selection e Soleil

Em relação ao 1,6, a nova versão recebeu ainda outra calibragem da suspensão, um anel de borracha reforçado no montante superior da dianteira (para reduzir os ruídos em piso irregular) e freios a disco sólidos na frente, em vez de ventilados. Os pneus são Pirelli P6000 brasileiros.

Dirigindo a novidade   No percurso de 70 km de estrada, estabelecido pela Peugeot para a avaliação dos jornalistas, o 206 1,0 agradou. O motor é bem disposto e seu funcionamento é bem suave, como é comum na categoria, mas o nível de ruído poderia ser mais baixo. Algumas retomadas de velocidade mostraram desempenho equivalente ao dos melhores concorrentes. A posição de dirigir é correta, mas na versão Selection o assento é mais baixo do que alguns desejariam (regulagem em altura poderia ser de série) e o ajuste do encosto não é contínuo. Continua

Avaliações - Página principal - e-mail

© Copyright 2001 - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados