O fornecedor oriental

Antes que surgisse o S-10, a Chevrolet vendeu nos EUA como LUV um
picape de origem japonesa, produzido pela Isuzu em três gerações

Texto: Fabrício Samahá - Fotos: divulgação

Duas versões de entre-eixos estavam disponíveis no primeiro modelo (nas fotos o Chevrolet LUV); o vermelho tem a frente renovada em 1978

Na Inglaterra o Isuzu ganhava a marca Bedford, também da GM; é fácil notar como a simplicidade dominava o interior com espaço só para dois

Apesar do êxito dos picapes nos Estados Unidos, os fabricantes locais estiveram concentrados, até a década de 1970, na produção de modelos de grande porte como o Ford Série F e o Chevrolet C/K. Picapes menores, quase do tamanho de um automóvel compacto para o padrão local, pareciam não fazer muito sentido para as fábricas — mas começavam a despertar a atenção de parte do público por meio de modelos importados do Japão, como os da Datsun (mais tarde Nissan), desde o começo dos anos 60, e o Toyota Hilux, lançado em 1968.

General Motors e Ford passaram então a procurar alternativas para competir com as marcas orientais. Poderiam ter desenhado os picapes a partir do zero, a um custo elevado que talvez não fosse amortizado em pouco tempo; outra ideia era adaptar seus automóveis compactos, o que também sairia caro pelas grandes intervenções necessárias à estrutura. Ambas chegaram à mesma solução: comprar prontos os picapes feitos no... Japão. A Ford buscou na Mazda seu Courier, e a GM, na Isuzu seu LUV.

A Isuzu, fundada em 1916 pela associação da Tokyo Ishikawajima Shipbuilding and Engineering Co., Ltd. com a Tokyo Gas and Electric Industrial Co., havia adotado esse nome em 1949. Um acordo foi firmado com a GM em 1971 para que seu novo picape, já em vias de entrar em produção, fosse vendido nos EUA pelo gigante norte-americano.

No Japão, a empresa lançava em 1972 o KB20/25 ou Faster como sucessor do Wasp. Ambos tinham sua origem em carros de passeio: se o Bellett havia servido de base para o antigo modelo, o novo era derivado do sedã de quatro portas Florian, do qual tomava emprestada toda a seção dianteira até as portas da frente. A carroceria vinha montada sobre chassi, com distância entre eixos de 2,60 ou 3 metros conforme a versão — KB20 era a mais curta, KB25 a mais longa. Com isso, o comprimento da caçamba variava entre 1,85 e 2,29 m.

Simples no desenho e ainda mais no interior, que trazia banco inteiriço para duas pessoas, o Faster oferecia duas opções de motores: a gasolina de 1,6 litro, com comando de válvulas no cabeçote, um carburador e potência de 67 cv, e a diesel de 2,0 litros com 62 cv. A velocidade máxima ficava ao redor de 115 km/h — um despretensioso veículo de trabalho. O câmbio manual tinha quatro marchas e a tração era apenas traseira de início, mas uma versão com quatro rodas motrizes viria em 1978. Enquanto a suspensão dianteira era independente, atrás havia um eixo rígido com feixe de molas semielípticas.

O picape estreava nas concessionárias Chevrolet dos EUA já em março de 1972 com o nome LUV, sigla para Light Utility Vehicle ou veículo utilitário leve. Um motor a gasolina de maior cilindrada era usado nesse mercado, o de 1,8 litro, cuja potência era reduzida a 75 cv pelos dispositivos de controle de emissões poluentes. Como o governo cobrava um imposto de 25% sobre utilitários importados, o LUV seguia do Japão apenas com chassi e cabine, o que baixava a tributação para 4%. A caçamba era então acrescentada nos EUA para a venda — quem disse que o jeitinho é só brasileiro?

No começo a GM ofereceu o LUV apenas com chassi curto, mas a versão de 3 m de entre-eixos era lançada em 1978, junto à tração 4x4, que incluía redução e pneus maiores. Uma ligeira reforma de aparência, em que os quatro faróis davam lugar a dois e a grade crescia, e melhorias no interior vinham no mesmo ano-modelo. Dois anos antes haviam sido adotados freios dianteiros a disco e aparecera a opção de caixa automática de três marchas. Rodas esportivas com pneus mais largos, faixas laterais e defletor sob o para-choque dianteiro eram oferecidos para conferir um ar jovial e de lazer ao utilitário.

A revista Popular Science  comparou o LUV ao Datsun PL620, o Courier e o Hilux em 1972. O modelo da GM foi mediano em aceleração (de 0 a 96 km/h em 21,4 segundos) e em capacidade volumétrica de carga, mas ficou entre os piores em consumo e frenagem. A opinião final da revista foi favorável ao picape da Ford. Outro comparativo em 1979 confrontava-o a Courier, Datsun 620, Mazda B2200, Plymouth Arrow e Toyota SR5. Já com o peso da idade avançada, o Chevrolet mostrou-se o pior dos seis modelos em desempenho e espaço interno e ficou entre os menos satisfatórios em facilidade de manejo e conforto de rodagem.

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Data de publicação: 14/11/11

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