Pesados que venceram o tempo
Desde a década de 1910,
os picapes da Chevrolet americana |
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No princípio do século
passado, quando a indústria automobilística começava a se diversificar e
a produção em série se firmar, surgiram os primeiros picapes nos Estados
Unidos, derivados de automóveis. A inspiração veio dos caminhões, mas
estes eram muito grandes e não atendiam àqueles que precisavam
transportar pequenas cargas, na cidade ou no campo. Nasciam então os
primeiros utilitários Ford e Chevrolet, com carrocerias de madeira. |
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O começo de
tudo: o 490 Light Delivery de 1918, à direita, e o 490 Roadster O primeiro utilitário
Chevrolet teve a produção iniciada em 1918, utilizando a plataforma do
automóvel 490, desenvolvido para concorrer com o
Ford Modelo T. Denominado 490
Light Delivery (entrega leve), era entregue ao comprador apenas com
chassi, mecânica, painel e a parte frontal da carroceria: a cabine e a
parte traseira deveriam ser fornecidas por empresas especializadas ou
construídas sob medida para as necessidades do cliente. |
Um modelo Hercules-Chevrolet de 1928: até dois anos depois, a cabine e a caçamba dos utilitários eram instalados por pequenos fabricantes sobre o chassi fornecido pela GM |
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O primeiro picape propriamente dito da empresa, com caçamba instalada de fábrica, era lançado em 1930. A marca havia introduzido no ano anterior seu primeiro motor de seis cilindros, com 3,2 litros (194 pol³) e 46 cv a 2.400 rpm, dotado de válvulas no cabeçote. Em 1931 a cabine passava a ser construída em aço, abandonando a madeira, e no ano seguinte o câmbio de três marchas ganhava segunda e terceira marchas sincronizadas, o que dispensava o processo de dupla-embreagem. Um ano depois já havia um milhão deles pelos EUA. Continua |
Carros do Passado - Página principal - Escreva-nos - Envie por e-mail Data de publicação: 29/5/04 © Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados |