Um picape em competições no asfalto? Sem dúvida: os americanos não
deixariam de aliar duas de suas paixões. Assim nasceu a categoria
Craftsman Truck Series da Nascar,
em 1995, com carrocerias baseadas nas dos modelos Chevrolet, Ford
e Dodge aplicadas a chassis semelhantes aos dos automóveis da
classe.
Os motores são V8 de 5,9 litros, com carburador, potência em torno
de 700 cv e velocidade máxima da ordem de 300 km/h. A Chevrolet
foi campeã entre os construtores quatro anos consecutivos, entre
1995 e 1998, repetindo a vitória em 2002.
Os picapes da GM também foram e são comuns em provas de arrancada
nos EUA — o famoso quarto-de-milha, de 0 a 402 metros. Seja na
categoria Pro Stock Truck Class, específica para esses veículos,
seja nas classes de picapes da Super Stock e da Stock, modelos com
turbo, compressor, óxido nitroso e motores de alta cilindrada com
preparação pesada fazem a alegria do público, despejando cavalos
e produzindo nuvens de fumaça com os pneus. |

Um dos mais famosos é o modelo 1965 de Freddie Fagerstrom. Com um
descomunal motor de 9,35 litros, faz o quarto-de-milha em apenas
6,57 segundos. Desempenho semelhante atinge o 1966 da equipe BARS
(foto), com motor de 8,6 litros e compressor, que obteve 6,44
segundos na arrancada e atingiu 350 km/h. |