Os modelos seguintes ganhavam potência em doses homeopáticas: em 1934 já eram 60 cv, um ano depois, 68,5 cv, e em 1936, 72 cv. Nesse ano chegava também o comando hidráulico dos freios, mais seguro, e o Coupé Pickup, derivado de um cupê, espécie de precursor do El Camino da década de 1960. Em 1935 havia nascido o Suburban, uma perua para oito passageiros sobre a plataforma do picape — introdutor de uma linhagem que existe até hoje.

Em 1937, a variedade de versões já atendia a diferentes necessidades: a capacidade de carga ia de 500 a 1.500 kg, todos com motor de seis cilindros e 85 cv

Mais opções   A linha 1937 era marcada pela variedade de oferta. Entre os modelos de 500 e 1.500 kg de capacidade, a Chevrolet introduzia os de 750 e 1.000 kg, todos com o motor ampliado para 3,55 litros (216,5 pol³) e 85 cv a 3.200 rpm. Dois anos depois chegava uma remodelação frontal, com pára-brisa bipartido e grade mais alta, e do interior, que ganhava novos painel e bancos.

Para 1941 vinha outra reestilização, com grade mais larga e vistosa e faróis mais integrados aos pára-lamas, combinada a uma distância entre eixos 38 mm maior e 5 cv adicionais no motor de mesma cilindrada. Com a Segunda Guerra Mundial, a fabricação de modelos civis esteve suspensa entre janeiro de 1942 e agosto de 1945, quando era retomada com as mesmas características de antes do conflito

Em 1947 a GM era a primeira a lançar um novo picape depois da guerra; a cabine mais longa e larga trazia maior conforto

Em maio de 1947 era lançada uma nova geração, dando à GM a primazia no segmento no pós-guerra. O maior aprimoramento estava na cabine bem mais longa (18 cm) e larga (20 cm), que permitia transportar três pessoas lado a lado com relativo conforto. Vidros (sem quebra-ventos) e portas maiores, ventilação forçada e suspensão mais suave eram outras novidades, seguidas pela mudança da alavanca de câmbio (de três marchas) do assoalho para a coluna de direção, um ano depois. A cabine chamada De Luxe incluía vidros nos extremos traseiros, para melhor visibilidade em manobras. Continua

Nas pistas
Um picape em competições no asfalto? Sem dúvida: os americanos não deixariam de aliar duas de suas paixões. Assim nasceu a categoria Craftsman Truck Series da Nascar, em 1995, com carrocerias baseadas nas dos modelos Chevrolet, Ford e Dodge aplicadas a chassis semelhantes aos dos automóveis da classe.

Os motores são V8 de 5,9 litros, com carburador, potência em torno de 700 cv e velocidade máxima da ordem de 300 km/h. A Chevrolet foi campeã entre os construtores quatro anos consecutivos, entre 1995 e 1998, repetindo a vitória em 2002.

Os picapes da GM também foram e são comuns em provas de arrancada nos EUA — o famoso quarto-de-milha, de 0 a 402 metros. Seja na categoria Pro Stock Truck Class, específica para esses veículos, seja nas classes de picapes da Super Stock e da Stock, modelos com turbo, compressor, óxido nitroso e motores de alta cilindrada com preparação pesada fazem a alegria do público, despejando cavalos e produzindo nuvens de fumaça com os pneus.

Um dos mais famosos é o modelo 1965 de Freddie Fagerstrom. Com um descomunal motor de 9,35 litros, faz o quarto-de-milha em apenas 6,57 segundos. Desempenho semelhante atinge o 1966 da equipe BARS (foto), com motor de 8,6 litros e compressor, que obteve 6,44 segundos na arrancada e atingiu 350 km/h.

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