Fazer a América
A
expressão comum entre imigrantes aplica-se também |
|
|
A
imigração nos Estados Unidos por asiáticos, europeus, árabes e
latino-americanos foi grande no fim do século XIX e também no decorrer
do século XX. E era muito comum a expressão “fazer a América”, ou seja,
prosperar num país cheio de oportunidades para todas as raças. |
Nos modelos 1955 (ao lado) e 1957 (acima), a mesma elegância: formas suaves, aerodinâmicas e que transmitem a sensação de grande desempenho |
Seu primeiro modelo civil foi o 166,
concebido pela Carrozzeria Torino em 1948. Também foi “vestido” por
Vignale, Bertone e Allemano. Logo depois veio o 212, que igualmente
contou com diversas versões, uma delas a Export e outra a
Inter, visando a um mercado externo
diferenciado — o daqueles que desejavam um esportivo mais luxuoso.
Para esse público foi lançado em 1954 o 375 MM, que teve carrocerias
especiais, como a concebida por Sergio Scaglietti para clientes como
o Rei Leopoldo III e a bela atriz Ingrid Bergman, um presente do
marido Roberto Rosselini. Mas até estes modelos guardavam a origem
esportiva na direção e nos pedais pesados e no acabamento interno
espartano. |
O interior
de 1955, bastante luxuoso para os padrões da Ferrari na época, e o O modelo de 1957 exibia linhas arredondadas e aerodinâmicas. Tinha faróis circulares com aros cromados e grade oblonga, com frisos horizontais e verticais pretos, na qual estavam inseridos faróis circulares auxiliares. No meio, o emblema da empresa em metal cromado. Uma longa entrada de ar sobre o longo capô era destaque. Visto de lado, o cupê tinha cromados em torno dos vidros e na entrada de ar lateral. Junto a esta havia a assinatura Pinin Farina nos pára-lamas dianteiros. Os pára-choques eram cromados e atrás exibia quatro escapamentos, que anunciavam a grande potência do propulsor. Além das lanternas verticais, tinha dois acessórios raros na época para um esportivo: luzes de ré e limpador no vidro traseiro. Completando a sofisticação, retrovisores cônicos cromados e rodas raiadas com fixação por cubo rápido. Continua |
Carros do Passado - Página principal - Escreva-nos - Envie por e-mail Data de publicação: 20/5/08 © Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados - Política de privacidade |