Criatividade turca
A Otosan
começou com sedãs, mas desenvolveu |
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A
Otosan (forma abreviada de Otomobil Sanayi, ou indústria automobilística
em turco) foi fundada em 1959 como associação entre a Koç Holding, que
hoje é o maior conglomerado industrial da Turquia, e a Ford para
montagem local de produtos da empresa americana. Vehbi Koç, fundador do
grupo que leva seu sobrenome, havia se tornado revendedor turco da Ford
já em 1928. |
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A linha teve início com o sedã de duas portas A1 (ao lado), de linhas discretas e motor Ford de 1,2 litro; acima, a frente remodelada de 1972, também presente no A2 de quatro portas |
De
porte médio, o sedã media 4,38 metros de comprimento, 1,64 m de
largura, 1,42 m de altura e 2,56 m de distância entre eixos e pesava
800 kg. O motor de quatro cilindros e 1,2 litro, o mesmo do
Ford Cortina, fornecia potência de 55
cv e torque de 11,1 m.kgf, suficientes para alcançar 130 km/h com
modesta aceleração. A suspensão dianteira era independente com molas
helicoidais, e a traseira, de eixo rígido com molas semi-elípticas.
A tração era posterior, o câmbio manual tinha quatro marchas e os
freios dianteiros usavam discos. |
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Primeira variação depois do sedã, o picape leve foi o Anadol de vida mais longa, produzido por 20 anos; a perua SV 1600 (ao lado) tinha motor de 1,6 litro |
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Em 1971 apareciam o Anadol 500 Pickup, um picape que seria fabricado por 20 anos, e o sedã Akdeniz, nome que significa mediterrâneo, com elementos de estilo que se tornariam padrão no modelo A1 entre 1972 e 1975: faróis retangulares dentro de uma máscara preta, pára-choques mais integrados ao desenho, lanternas renovadas, além de interior com painel e bancos refeitos. O A2 acompanhava as mudanças. Continua |
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