O sonho americano
Criada pelo desejo de
vencer em Le Mans, a Cunningham |
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Briggs Cunningham começou correndo nas ruas com um Dodge equipado com
motor de avião Hispano-Suiza. De uma próspera família de Cincinnatti,
Ohio, o piloto americano nasceu em 1907 e começou a pilotar após a
Primeira Guerra Mundial. Modelos da Jaguar, Ferrari, Lister, OSCA e
Abarth, além do Chevrolet Corvette,
passariam por suas mãos, mas seu maior sonho era vencer a prova francesa
24 Horas de Le Mans com equipe e carro americanos. Sua estratégia o
levou a produzir os próprios automóveis, a maior parte para corrida, com
motores Cadillac e Chrysler. A série Cunningham C surgiu na primeira
metade dos anos 50. |
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Exemplar único, o C-1 de 1951 usava motor V8 de 5,4 litros e 180 cv da Cadillac, chassi tubular e componentes de suspensão da Ford |
Nascia a B.S. Cunningham Company em West Palm Beach, Flórida. O
carro de corrida da equipe Cunningham com o qual seu fundador
planejava vencer Le Mans, chamado de C-1, ficara pronto no fim do ano
anterior e não negava as origens da equipe. Usava um motor V8 da Cadillac com
válvulas no cabeçote, 5,4 litros,
potência bruta (padrão neste artigo) de 180 cv a 5.200 rpm e
câmbio manual de três marchas. Embora tenha ficado conhecido como o
primeiro modelo da empresa, o C-1 era na verdade o protótipo do qual
seria feito o C-2, portanto apenas um exemplar foi concluído. |
Os bons resultados com o C-2 R (foto no alto) nas competições, já com motor Chrysler, incentivou a produção do C-3 (ao lado), um Cunningham de luxo para rua |
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A empresa ofereceu-lhe um V8 de igual cilindrada e potência. Mas
Cunningham conseguiu elevá-la a 270 cv a 5.500 rpm por meio da adoção de quatro
carburadores Zenith DD, taxa de
compressão mais alta e mudanças no
comando de válvulas e nos sistemas de admissão e escapamento, feitas
para as provas de Watkins Glen e Elkhart Lake. O chassi do C-1 foi
mantido, até com tambores de freio da Cadillac, mas recebeu
amortecedores Chrysler Oriflow e Houdaille e direção mais rápida. Das três unidades
concluídas, uma chegou a registrar 243 km/h na corrida de Le Mans.
Os 1.530 kg de peso, porém, limitavam sua agilidade e
sobrecarregavam os pneus de aro 16 e os freios. |
Carros do Passado - Página principal - Escreva-nos - Envie por e-mail Data de publicação: 15/4/08 © Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados - Política de privacidade |