Conexão anglo-americana
A Nash dos EUA e a Healey
da Inglaterra somaram forças |
A marca americana Nash é
muito conhecida por quem era adulto nas décadas de 1940 e 1950 no
Brasil. Seus automóveis eram facilmente reconhecíveis pelas linhas
curvas e parte das rodas encoberta pelos pára-lamas. A fábrica nasceu a
partir da aquisição da Rambler, em 1919, que produzia modelos de ótima
qualidade com motor de um cilindro. Um ex-presidente da General Motors,
Charles W. Nash, a comprou na cidade de Kenosha, no estado de Wisconsin. |
O primeiro modelo do Nash-Healey: um roadster com bom desempenho, mas caro demais e com um estilo que não agradou |
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Em 1949 fez o primeiro
modelo monobloco americano, o Nash
Airflyte. Era um dois-volumes de grandes dimensões, com três janelas
laterais e as quatro rodas encobertas. Mas uma de suas façanhas mais
geniais seria a fabricação de um carro esporte em associação com a
Healey inglesa. George Walter Mason, proprietário da marca desde 1937,
voltava da Europa, onde havia visitado vários salões e ficado
encantado com a nova safra de carros esporte do pós-guerra. |
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No interior de um modelo 1952, volante de três raios e painel com dois grandes instrumentos |
A Healey já tinha
experiência de sucesso nas pistas com marcas como Triumph, Invicta e
Riley. Um carro esporte foi para a 24 Horas de Le Mans, na França, e
fez bonito. Na carroceria muito aerodinâmica predominavam linhas
curvas; dois grossos cintos seguravam o capô dianteiro. O Healey
Silverstone, com motor Nash, ficou em quarto na classificação geral.
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Carros do Passado - Página principal - Escreva-nos - Envie por e-mail Data de publicação: 13/4/04 © Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados |