O MG que ganhou o mundo
Sucessor da série T, o MG A
trouxe novos padrões de |
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Os
pequenos e alegres carros esporte da
série T, da britânica MG, fizeram a fama do fabricante mundo afora.
Produzidos de 1936 a 1955, os roadsters tiveram versões TA, TB, TC, TD e
TF, com motores de 1,25 e 1,5 litros e linhas simpáticas, com os
clássicos pára-lamas destacados da carroceria e faróis salientes ao lado
da grade (só a versão TF os integrou aos pára-lamas). No Brasil, as
empresas Lafer e Avallone produziram réplicas, a primeira com relativo
sucesso. |
Do projeto de um MG TF para correr em Le Mans surgiu a proposta de um novo modelo de rua, que chegava ao mercado em 1955 com linhas atraentes, bem mais modernas que as da série T |
A
fórmula usada por duas décadas nos carros de rua, porém, estava
desgastada e as vendas da série T já não andavam bem. Foi o que
levou Lord a mudar de idéia e levar adiante o projeto de Enever. A
essa época a MG já fazia parte da British Motor Corporation (BMC),
formada em 1952 pela fusão da Austin com a Nuffield Organisation,
que controlava as marcas Morris, MG, Riley e Wolseley. No Salão de
Frankfurt de 1955 era apresentado o MG A, precedido por bons
resultados (5º e 6º lugares em sua classe) em Le Mans, naquele ano,
por duas das unidades com carroceria de alumínio construídas para
esse fim (a terceira acidentou-se na prova). |
"O primeiro de uma nova linha", ao lado do mote "Segurança rápida!", foi como a empresa britânica apresentou o novo roadster, também oferecido como cupê de dois lugares |
O carro estava bem mais baixo, arredondado e elegante. Media 3,96 metros de comprimento, 1,45 m de largura, 1,27 m de altura e 2,39 m de distância entre eixos e pesava 900 kg. Os dois ocupantes sentavam-se em posição mais baixa que nos antigos modelos, o que não só trazia sensação mais esportiva, como também rebaixava o centro de gravidade do carro. O revestimento interno era em couro e havia razoável espaço para bagagem no porta-malas traseiro, que alojava o estepe. Uma versão cupê fechada, lançada pouco depois do roadster, incluía vidros laterais descendentes e pára-brisa mais alto. Continua |
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