Tempestade de novas idéias

Precursor do Le Mans e do GTO, o Pontiac Tempest se
destacou entre os compactos de Detroit pela criatividade

Texto: Fabiano Pereira - Fotos: divulgação

Lançada a primeira leva de carros compactos de Detroit, formada pelo Chevrolet Corvair, o Ford Falcon e o Valiant da Chrysler, todos introduzidos para 1960, a indústria americana sedimentou e ampliou o segmento com outros modelos para o ano seguinte. A General Motors apresentava o Buick Special, o Oldsmobile F-85 e o mais interessante de seus novos compactos, o Pontiac Tempest. Depois do inovador Corvair, com motor boxer traseiro refrigerado a ar, o Tempest tinha a mais inusitada receita entre os menores carros de Detroit, o que confirmava a reputação da Pontiac como uma das mais criativas divisões da companhia.

Com estrutura monobloco e partes internas da carroceria do Corvair, o Tempest teve o primeiro motor de quatro cilindros de um grande fabricante americano do pós-guerra e o primeiro da Pontiac, o Trophy 4. Nos anos 50 só a Henry J e a Crosley ofereciam essa opção. Ele nasceu de maneira criativa e prosaica: simplesmente tirou-se uma bancada de cilindros do V8 de 389 pol³ (6,4 litros) com comando de válvulas no bloco e válvulas no cabeçote. Com isso, os custos de desenvolvimento foram reduzidos e a montagem era feita na mesma linha do V8. Com 194,5 pol³ (3,2 litros), o Trophy 4 era montado inclinado e foi inspirado no motor Floating Power do Plymouth Modelo PA de 1931.

No modelo inicial (1961) do Tempest, soluções técnicas interessantes: suspensão traseira independente, cardã flexível, motor de quatro cilindros que era metade de um V8

Dependendo do comando de válvulas e da taxa de compressão adotados, o Trophy 4 podia produzir potência de 110 cv e torque máximo de 26,2 m.kgf, 120 cv/27,9 m.kgf, 130 cv/26,9 m.kgf, 140 cv/28,6 m.kgf e, com carburador de corpo quádruplo, 155 cv e 29,7 m.kgf. Um V8 opcional de 215 pol³ (3,55 litros) de alumínio da Buick, com carburador de corpo duplo, rendia 155 cv e 30,4 m.kgf. Segundo o fabricante, com o Trophy 4 a distribuição de peso entre os eixos era de 50/50, uma vantagem sobre a opção de oito cilindros. Havia câmbio manual de três marchas (a primeira não sincronizada) e automático TempesTorque de duas, com conversor de torque.

O engenheiro John DeLorean e seu time vinham, desde 1956, desenvolvendo para a Pontiac uma suspensão independente nas quatro rodas com semi-eixos oscilantes na traseira, semelhante à da Mercedes-Benz. Além dessa novidade, a Pontiac inovou ao conectar o motor a um transeixo traseiro por meio de um cardã de cabo de aço flexível de 2,13 metros. Com dois mancais de suporte, ele dispensava juntas universais, agindo como uma barra de torção para absorver vibrações do Trophy 4. Com isso, o Tempest logo ganhou o apelido "rope-drive Pontiac" (Pontiac a corda). Havia um tubo de torque, curvado para cima atrás, o que se tornou possível com o emprego da árvore de transmissão flexível.

A grade em três segmentos, que identifica o modelo 1962 (na foto do alto), mudaria de novo um ano depois (ao lado)

A princípio, o conjunto deveria equipar os modelos da divisão para 1959. Mas, com o Corvair prestes a surpreender o mercado, a GM julgou melhor que o sistema esperasse a chegada dos demais compactos que lançaria por suas outras marcas. A Pontiac queria oferecer um modelo diferenciado, mas a GM não concordava com o orçamento para um quatro-cilindros 100% novo. DeLorean e sua equipe trataram de provar à direção da empresa a eficiência do Trophy 4 e o adaptaram, com toda a inovadora mecânica em que vinham trabalhando, à carroceria dos compactos da Buick e Oldsmobile, elaborada para comportar o V8 215.

O desenho do teto dos três novos compactos da GM para 1961 era idêntico. O sedã de quatro portas tinha colunas estreitas e uma janela nas colunas traseiras. O mesmo valia para a perua Safari de cinco portas. A dianteira repetia os graciosos traços da linha Pontiac 1959: faróis duplos embutidos na abertura da grade, bipartida por um elemento em forma de ampulheta. Uma tomada de ar parecida com a do Corvette criava um vinco que partia do pára-lama dianteiro e englobava a abertura das rodas traseiras. O sedã media 4,80 metros de comprimento, 1,83 m de largura, 1,36 m de altura e 2,84 m entre eixos e pesava 1.325 kg com o quatro-cilindros. Já no decorrer no primeiro ano-modelo surgia a versão cupê, com colunas centrais e maior espessura nas traseiras. Continua

Carros do Passado - Página principal - Escreva-nos - Envie por e-mail

Data de publicação: 8/1/08

© Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados - Política de privacidade