Era talvez o compacto americano que melhor equilibrava discrição e personalidade marcante em seu desenho. Nada dos excessos do Valiant, tampouco a impessoalidade do Special ou do F-85. A ousadia técnica embalada pelos traços maduros e de bom gosto fizeram o Tempest merecer o título mais respeitado da imprensa automotiva americana, o Carro do Ano de 1961 da revista Motor Trend. As vendas refletiram esse reconhecimento e o primeiro Pontiac compacto encontrou bem mais compradores naquele ano-modelo que os equivalentes da Buick e da Olds. |
O Tempest 1964 abandonava a ousadia mecânica, voltando ao eixo rígido e ao cardã tradicional; maior e mais pesado, deixava de usar motor de quatro cilindros |
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Para 1962, o Tempest recebeu a opção de câmbio manual de quatro
marchas sincronizadas. As duas parcelas da grade eram divididas por
uma terceira, em forma de trapézio invertido, e a família crescia com
a adição de um conversível de duas portas. Em vez do Trophy 4 de 130
cv, havia uma opção de 115 cv e a versão com carburador quádruplo, que
entregava 166 cv. O V8 215 vinha com o mesmo tipo de carburador para
ganhar mais 30 cv. Surgido no fim de 1961, o pacote Le Mans incluía
bancos dianteiros individuais no cupê e no conversível. |
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Faróis na vertical, ao lado de uma grade que lembrava a de 1961, eram novidades no modelo 1965, cujo motor de topo era o V8 326 de 285 cv |
Um
dos novos modelos intermediários da GM, ele estava maior, com chassi
separado da carroceria, câmbio na frente, eixo traseiro rígido, sem
cardã flexível nem motor quatro-cilindros. Media 5,24 m, com largura
de 1,89 m, altura de 1,37 m e entreeixos de 2,92 m, e pesava 1.550 kg
com o propulsor básico, um seis-cilindros em linha de 215 pol³ (3,55
litros) e 140 cv. O V8 326 podia render 250 cv com carburador de corpo
duplo ou 280 cv com o de corpo quádruplo. Havia as versões básica e
Custom, mas quem roubou as atenções foi o pacote GTO,
que apimentava o desempenho do Le Mans nas carrocerias cupê e
conversível. Nascia um dos maiores mitos de Detroit, o primeiro carro
"musculoso" (leia história). |
Em 1968 a Pontiac adotava uma moldura frontal que servia de pára-choque e traseira em formato fastback; o Tempest sairia de produção em 1970 |
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Além de faróis duplos na vertical, a linha 1965 trouxe 5 cv a mais
para o V8 topo-de-linha. Com contornos mais arredondados, o Tempest
para o ano seguinte ganhava um novo seis-cilindros com 230 pol³ (3,8 litros), comando
no cabeçote e 165 cv ou, com carburador de corpo quádruplo, 207 cv
(215 cv no ano seguinte). Este último era item do pacote Sprint, que
ainda incluía suspensão mais firme. De pacote, o GTO era promovido a modelo
graças à fenomenal demanda. O desenho todo novo de 1968 trazia bordas
cromadas de faróis e capô integradas ao pára-choque dianteiro e a
traseira em estilo fastback. O "seis"
de entrada oferecia 10 cv a mais e o V8 de 350 pol³ (5,75 litros), o
primeiro do catálogo da Pontiac, produzia 265 ou 320 cv. |
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