Era talvez o compacto americano que melhor equilibrava discrição e personalidade marcante em seu desenho. Nada dos excessos do Valiant, tampouco a impessoalidade do Special ou do F-85. A ousadia técnica embalada pelos traços maduros e de bom gosto fizeram o Tempest merecer o título mais respeitado da imprensa automotiva americana, o Carro do Ano de 1961 da revista Motor Trend. As vendas refletiram esse reconhecimento e o primeiro Pontiac compacto encontrou bem mais compradores naquele ano-modelo que os equivalentes da Buick e da Olds.

O Tempest 1964 abandonava a ousadia mecânica, voltando ao eixo rígido e ao cardã tradicional; maior e mais pesado, deixava de usar motor de quatro cilindros

Para 1962, o Tempest recebeu a opção de câmbio manual de quatro marchas sincronizadas. As duas parcelas da grade eram divididas por uma terceira, em forma de trapézio invertido, e a família crescia com a adição de um conversível de duas portas. Em vez do Trophy 4 de 130 cv, havia uma opção de 115 cv e a versão com carburador quádruplo, que entregava 166 cv. O V8 215 vinha com o mesmo tipo de carburador para ganhar mais 30 cv. Surgido no fim de 1961, o pacote Le Mans incluía bancos dianteiros individuais no cupê e no conversível.

O Tempest 1963 ganhava frente parecida com a de 1961, mas o desenho geral ficava mais simples e retilíneo. Havia as tomadas de ar nos pára-lamas dianteiros, mas um vinco pequeno pairava apenas da metade do carro para trás. Saíam de linha o Trophy 4 de 110 cv e o V8 215. Este abria espaço para um V8 de 326 pol³ (5,3 litros), 260 cv e 48,6 m.kgf. O nome Le Mans ganhava status de série. O modelo ainda vendia bem, o que não impediu a Pontiac de anular tudo que o Tempest tinha de especial para 1964.

Faróis na vertical, ao lado de uma grade que lembrava a de 1961, eram novidades no modelo 1965, cujo motor de topo era o V8 326 de 285 cv

Um dos novos modelos intermediários da GM, ele estava maior, com chassi separado da carroceria, câmbio na frente, eixo traseiro rígido, sem cardã flexível nem motor quatro-cilindros. Media 5,24 m, com largura de 1,89 m, altura de 1,37 m e entreeixos de 2,92 m, e pesava 1.550 kg com o propulsor básico, um seis-cilindros em linha de 215 pol³ (3,55 litros) e 140 cv. O V8 326 podia render 250 cv com carburador de corpo duplo ou 280 cv com o de corpo quádruplo. Havia as versões básica e Custom, mas quem roubou as atenções foi o pacote GTO, que apimentava o desempenho do Le Mans nas carrocerias cupê e conversível. Nascia um dos maiores mitos de Detroit, o primeiro carro "musculoso" (leia história).

Apesar da atração que o Tempest despertava por seus diferenciais, havia alguns inconvenientes que explicam o cancelamento desses recursos. O Trophy 4 oferecia pouco a mais de economia — o que pouco importava àquele tempo de gasolina barata — por um desempenho bem menor, o cardã tendia a vibrar e a suspensão traseira, a exemplo do Corvair, apresentava certa propensão a sobresterços em curva. É uma pena, no entanto, que a Pontiac não tenha insistido em uma de suas mais inventivas criações, como a Chevrolet fez com o Corvair. O Tempest 1964 tinha a mesma configuração mecânica de seus primos intermediários Buick Special/Skylark e Oldsmobile F-85/Cutlass.

Em 1968 a Pontiac adotava uma moldura frontal que servia de pára-choque e traseira em formato fastback; o Tempest sairia de produção em 1970

Além de faróis duplos na vertical, a linha 1965 trouxe 5 cv a mais para o V8 topo-de-linha. Com contornos mais arredondados, o Tempest para o ano seguinte ganhava um novo seis-cilindros com 230 pol³ (3,8 litros), comando no cabeçote e 165 cv ou, com carburador de corpo quádruplo, 207 cv (215 cv no ano seguinte). Este último era item do pacote Sprint, que ainda incluía suspensão mais firme. De pacote, o GTO era promovido a modelo graças à fenomenal demanda. O desenho todo novo de 1968 trazia bordas cromadas de faróis e capô integradas ao pára-choque dianteiro e a traseira em estilo fastback. O "seis" de entrada oferecia 10 cv a mais e o V8 de 350 pol³ (5,75 litros), o primeiro do catálogo da Pontiac, produzia 265 ou 320 cv.

A divisória da grade ficava mais saliente em 1969, quando o motor básico ganhava uma opção de 230 cv e o V8 350 já chegava a 325 cv. Para 1970, os faróis vinham separados da grade e os pára-lamas ganhavam ressaltos em forma de lanças. Foi o último ano do nome Tempest. Se ele identificou a série inferior do Pontiac intermediário, foi por mera familiaridade. Em 1971, esta se chamaria T-37 e a marca voltaria a oferecer um compacto com o Ventura II. De 1988 a 1991 o mercado canadense teria outro Pontiac Tempest, versão do Chevrolet Corsica. Mas nada disso se compara à relevância histórica do criativo triênio 1961-1963.

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