Com o vento a favor

Primeiro Toyota, o AA nasceu na era da aerodinâmica
dos anos 30 para criar uma marca fadada a liderar

Texto: Fabiano Pereira - Fotos: divulgação

No ano em que a Toyota conseguiu a façanha de superar a General Motors como o maior fabricante de automóveis do mundo — posição que a corporação americana ocupava havia 76 anos —, é no mínimo curioso desvendar um pouco dos primórdios da história do novo líder da indústria. Esse enredo nos leva de volta a 1929, quando o fundador da empresa Kiichiro Toyoda viajou à Europa e aos Estados Unidos, onde foi estudar as fábricas de automóveis locais. O objetivo da viagem não era meramente acadêmico. Alguns anos depois, Toyoda fabricaria seu próprio automóvel, o AA, o primeiro de muitos.

Na fábrica da tecelagem Toyoda Automatic Loom Works, o empresário implantou uma área para prosseguir com as pesquisas de um pequeno motor a gasolina, onde formou uma equipe de engenheiros em 1933. Várias dificuldades cobraram muita persistência do grupo, o que seria previsível em se tratando de uma empresa que ainda não atuava no setor automotivo — e em um país sem tradição nesse campo. A perseverança desses pioneiros permitiu que em maio de 1935 o protótipo chamado de modelo A1 fosse concluído. Ele já estava bem próximo do carro definitivo que chegaria ao mercado para a empresa estrear.

O caminhão leve G1, para 1.500 kg, teve prioridade para trazer maior retorno a curto
prazo; em 1937 começava a ser erguida a fábrica de Koromo, hoje Toyota City

Três unidades do protótipo foram concluídas em Koromo, Japão. Toyoda preparou uma cerimônia budista para abençoar o trio de protótipos, após a qual dirigiu um dos exemplares até o túmulo de seu pai, que foi quem havia lhe dado o dinheiro para começar sua sonhada fábrica de automóveis. Logo em seguida, a empresa voltou suas atenções ao caminhão G1, para até 1,5 tonelada de carga, considerado uma aposta mais rentável a curto prazo. Ele chegou ao mercado em 8 de dezembro daquele ano. A primeira concessionária da marca se estabeleceu numa oficina na cidade de Nagoya.

Com o G1 em produção, a fábrica pôde se ater a desenvolver seu automóvel de passeio. Ele viria em duas versões de carroceria com quatro portas: sedã, chamado de modelo AA Sedan, e conversível, o AB Phaeton. A mecânica de ambos era a mesma dos protótipos A1, assim como a do G1. A equipe de Toyoda executou um carro com o que havia de mais moderno no desenho automotivo na época: a estética conhecida como streamline, que tinha nas formas suaves e arredondadas, quase sem partes avulsas em relação à carroceria, as principais conseqüências de sua busca pela qualidade aerodinâmica.

O AB Phaeton, nome que designa conversíveis de quatro portas, tinha pára-brisa rebatível e portas que abriam para frente, mas usava a mesma mecânica do AA

Os pára-lamas vinham acoplados ao conjunto e as linhas arredondadas predominavam. Para o público japonês da época, o contato com a realidade ocidental ainda era limitado por fatores como telecomunicações e meios de transporte arcaicos. Com isso, a latente semelhança entre o A1 e o revolucionário Chrysler Airflow, lançado em 1934, não despertou qualquer controvérsia que tenha ficado registrada na história do fabricante. Mas Toyoda havia importado um exemplar do Airflow para desmontar e ajudar a desenvolver seu carro, em um processo que hoje conhecemos como engenharia reversa. Praticamente só os faróis embutidos do modelo americano não foram copiados.

Sedã de porte médio-grande e quatro portas com volante do lado direito, o AA era uma versão reduzida do Chrysler. Media 4,73 metros de comprimento, 1,73 m de largura, também 1,73 m de altura e 2,85 m de distância entre eixos e pesava 1.500 kg. As portas dianteiras tinham abertura tradicional, enquanto as traseiras abriam para trás ("suicidas"). O pára-brisa era uma peça única e plana, com limpador preso à parte superior do lado do motorista. Havia três janelas nas laterais, as das portas e duas nas colunas traseiras. Sobre a tampa do porta-malas vinha montado o estepe. Continua

Carros do Passado - Página principal - Escreva-nos - Envie por e-mail

Data de publicação: 18/12/07

© Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados - Política de privacidade