Não só de vodka
Quase
desconhecidos mundo afora, os carros poloneses |
|
|
Quando falamos ou lemos sobre a Polônia, país que faz fronteira com
Alemanha, Ucrânia e República Checa, entre outros, lembramo-nos do
saudoso Papa João Paulo II (Karol Wojtyla, seu verdadeiro nome), da
deliciosa vodka Wyborowa ou do líder do sindicato Solidariedade dos anos
80, Lech Walesa. Mas lá também se fazem carros — e com nomes bem
complicados para nossos ouvidos latinos. |
Capô alto e pontudo, pára-brisa bipartido e formas curvas denunciavam a idade do projeto do Warszawa, lançado em 1951 |
![]() |
As
linhas eram bastante curvas. Na frente, faróis circulares e grade
oblonga. O capô em forma de triângulo era pontudo e, com o
pára-brisa dividido, mostrava a idade já avançada do projeto. Nos
primeiros cinco anos a fábrica utilizou grande número de componentes
russos, até que em 1956 alcançou a nacionalização completa do carro.
No ano seguinte o modelo fastback deixava de ser fabricado,
mas a empresa mantinha sua linha geral nas novas versões. |
![]() |
Sedãs três-volumes e fastback, peruas e até um picape formavam a ampla família 201, todos com motor de 2,1 litros e 70 cv |
Era uma linha completa para atender a vários usuários, sob a
designação 201. As medidas das carrocerias não se alteravam muito
conforme a versão. O sedã media 4,74 metros de comprimento, 1,69 m
de largura, 1,56 m de altura e 2,70 m entre eixos e seu peso era de
1.360 kg. |
Carros do Passado - Página principal - Escreva-nos - Envie por e-mail Data de publicação: 9/1/07 © Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados - Política de privacidade |