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O sonho de consumo russo

Fundada há 70 anos, a GAZ produziu automóveis que
muitos queriam, mas poucos podiam comprar

Texto: Fabrício Samahá - Fotos: divulgação

A GAZ (Gorkovsky Avtomobilny Zavod, fábrica de automóveis de Gorky) tem uma origem curiosa. Foi fundada em 1932 com um acordo entre os russos e os americanos, sendo seu primeiro modelo -- o GAZ A -- uma variação do Ford Modelo A, com motor de quatro cilindros, 3,3 litros e 40 cv. A produção de caminhões logo começava, levando-a ao posto de maior fabricante da URSS, só entregue décadas depois à VAZ com seus carros Lada.

O GAZ A foi o primeiro automóvel da empresa russa. Derivado do Ford Modelo A, tinha motor de 3,3 litros e 40 cv

Em 1935 era lançado o GAZ M-1, primeiro carro voltado às árduas condições de uso russas, com amortecedores hidráulicos em vez de mecânicos como no Ford V8 de 1933, em que se baseava. Tinha quatro portas, 4,62 metros de comprimento e motores de quatro e seis cilindros. Esse modelo daria origem a uma série de projetos de carros aerodinâmicos para competição, o mais veloz deles capaz de modestos 162 km/h.

O M-1 também se baseava em um Ford, mas tinha suspensão adequada às difíceis condições das estradas russas e motores de 4 e 6 cilindros

Três anos depois, a fabricação era voltada a jipes de tração 4x4, os GAZ 61, 64 e 67, baseados no Bantam americano -- este o projeto original do Jeep, que a Willys fabricaria a partir de 1941. O modelo 67 era considerado até melhor no fora-de-estrada que seus similares ianques, mas não oferecia a mesma durabilidade.

A forma fastback dava um estilo aerodinâmico ao Pobjeda, mas com o motor de apenas 52 cv ele mal passava dos 100 km/h

Após a Segunda Guerra Mundial, em 1946, era introduzido o sedã M-20 Pobjeda, com motor quatro-cilindros de 2,1 litros e apenas 52 cv, capaz de levar o pesado automóvel a 105 km/h. As linhas típicas dos anos 40 aliavam-se a uma traseira de estilo fastback, com boa aerodinâmica, e a suspensão dianteira era independente. Versões picape 4x4 e conversível foram elaboradas.

O estudo Pobjeda Sport: formato de gota, motor 2,5 com compressor e máxima de 165 km/h 

Também este GAZ originou projetos curiosos, como duas vans de motor traseiro e transmissão automática (pela primeira vez na URSS) e os aerodinâmicos Pobjeda Sport, de 1951 e 1955. Estes carros em forma de gota usavam o motor do sedã ampliado para 2,5 litros, com cabeçote de alumínio e compressor, passando a 105 cv e atingindo 165 km/h.

O jipe GAZ 69 foi mais tarde produzido pela UAZ, que o exportou a exércitos de vários países. Ainda são vistos no Afeganistão

Um novo jipe, o GAZ 69, surgia em 1953 com o motor do sedã Pobjeda e carroceria de projeto próprio. Sua produção foi mais tarde absorvida pela UAZ, Ulyanovskiy Avtomobilnyi Zavod, que o distribuiu a exércitos na África, Mongólia, em Cuba e no Afeganistão -- alguns deles puderam ser vistos pelo mundo todo recentemente, por ocasião dos ataques americanos ao país. Um picape, o M-73, foi desenvolvido com a mesma mecânica do jipe. Continua

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Data de publicação deste artigo: 9/7/02

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