Desempenho acessível
Diante do crescimento do
Barracuda, a Plymouth criou |
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Dos
três carros compactos que Detroit introduziu por volta de 1960 — o
Chevrolet Corvair da General
Motors, o Ford Falcon e o
Valiant da Chrysler —, apenas o terceiro resistiu
até a década de 1970. Além desse mérito, o Valiant (vendido de 1961 em
diante pela divisão Plymouth) teve outro: o de dar origem, em diferentes
gerações, a dois modelos esportivos: o
Barracuda, em 1964, e o Duster, em 1969. |
Semelhante ao Valiant na frente, o primeiro Duster -- em 1970 -- trazia o estilo fastback e detalhes de desenho como os vidros, bem mais curvos e inclinados que o habitual |
Desenvolver um carro totalmente novo estava fora de cogitação: o
planejamento da Chrysler a longo prazo não incluía um projeto nessa
classe para a divisão Plymouth, que no entender da corporação deveria
se destinar a modelos pacatos e familiares. Com grande restrição
orçamentária, a marca teve de aproveitar o quanto fosse possível do
Valiant — a maior parte do conjunto mecânico, a estrutura básica do
monobloco, a distância entre eixos
de 2,74 metros, vários componentes internos. Como se não bastasse, os
projetistas queriam toques de inovação, como os vidros laterais com o
dobro da curvatura dos usados até então, mas que deveriam se ocultar
nas portas originais do Valiant. |
Dos quatro motores, o que fez a fama desse Plymouth foi o V8 de 340 pol3 ou 5,6 litros, que entregava 275 cv (brutos) e rivalizava em desempenho com o Mustang 351, bem mais caro |
A versão de entrada, com caixa de três marchas comandada na coluna, freios e direção sem assistência, custava pouco mais que o próprio Valiant. O motor básico era o Slant Six de seis cilindros em linha (slant por ser montado inclinado em 30 graus), com 198 pol³ (3,25 litros) e 125 cv de potência bruta, seguido pelo de 225 pol³ (3,7 litros) e 145 cv. Depois vinha o V8 de 318 pol³ (5,2 litros, similar ao dos Dodges brasileiros), com 230 cv, mas a estrela da linha era o V8 de 340 pol³ (5,6 litros), 275 cv e 40 m.kgf de torque, com um carburador de corpo quádruplo, escapamento duplo e câmbio de três marchas no assoalho. Continua |
Carros do Passado - Página principal - Escreva-nos - Envie por e-mail Data de publicação: 16/8/05 © Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados - Política de privacidade |