O Mercedes do povo
Compacto e econômico, o 170
lançado antes da guerra trouxe |
Quando a Daimler-Benz Works resolveu produzir um carro de baixo preço
(...), definiu como primeira e essencial condição que a construção de
tal carro não poderia, sob qualquer circunstância, ser feita à custa
da segurança de seus ocupantes. Assim começava o material de
divulgação de 1938 do modelo 170 V, o pequeno Mercedes-Benz lançado no
Salão de Berlim em fevereiro de 1936, também conhecido pelo codinome
W136. |
O sedã quatro-portas, ao lado, era o principal modelo de uma ampla família, que incluiu furgão, picape, ambulância e nada menos que cinco conversíveis |
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O
estilo do 170 V era típico de sua época, com o capô longo em destaque,
pára-lamas e faróis salientes da carroceria e formas arredondadas. A
estrela de três pontas já repousava imponente sobre o radiador. As
portas dianteiras eram articuladas na parte traseira, tipo conhecido
como "suicida", mas no modelo de quatro portas as posteriores eram
normais. O pára-brisa era feito em vidro de segurança e podia ser
aberto (para maior ventilação) e fixado em diversas posições, mesmo
com o carro em movimento. |
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Com chassi
robusto e suspensão independente nas quatro rodas, o 170 V foi
bem-sucedido também A linha era composta por várias opções de carroceria. Os automóveis podiam ser sedãs de duas e quatro portas, ambos de cinco lugares; Cabrio Saloon, um sedã quatro-portas com capota retrátil, em que as molduras das janelas das portas permaneciam no lugar; Open Tourer, de formato similar, mas sem as molduras; Cabriolet "B", conversível de duas portas e quatro lugares; Cabriolet "A", com dois bancos normais e um menor em posição lateral, podendo ser adquirido sem esse assento para ganhar espaço de bagagem; e Sport-Roadster. Continua |
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