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Nem só de roadsters

Além de conversíveis esportivos, a britânica Triumph também
fez sucesso com as linhas Herald e Vitesse nos anos 1960

Texto: Fabrício Samahá - Fotos: divulgação

A britânica Triumph tornou-se praticamente um sinônimo de roadsters, os esportivos conversíveis de dois lugares – TR2, TR3, Spitfire – que ela fez e vendeu com sucesso nas décadas de 1950 a 1970. Mas seus cupês também tinham grande apelo visual, como o Herald e o Vitesse.

O primeiro Herald a chegar ao mercado foi justamente o que se tornaria mais raro na linha: o Coupé, disponível com dois ou 2+2 lugares (o pequeno banco traseiro era opcional), em 1959. Desenhado pelo jovem italiano Giovanni Michelotti, era um simpático três-volumes cuja frente lembrava um pouco a dos franceses Ford Vedette de 1955 em diante, enquanto as colunas traseiras formavam um grande triângulo, sem vidros. Media 3,86 metros de comprimento e 2,31 m entre eixos e pesava 760 kg.

O cupê, com largas colunas e versões com e sem banco traseiro, foi o primeiro modelo da linha Herald, mas se tornaria o mais raro deles

O pequeno motor de quatro cilindros em linha e 948 cm³, alimentado por dois carburadores SU, desenvolvia 42,5 cv (líquidos) a 4.500 rpm, potência modesta que não impedia certa vivacidade, e torque máximo de 7 m.kgf a 2.750 rpm. Com câmbio de quatro marchas, tração traseira, suspensão independente nas quatro rodas e itens de conforto como volante ajustável, era uma opção interessante a quem desejava alguma esportividade em um envelope compacto, sem a exposição às intempéries dos conversíveis.

Curioso é que usava chassi separado, um retrocesso em relação a seu antecessor Stardard Eight, que já tinha estrutura monobloco. O diâmetro de giro muito reduzido, o menor dos carros de seu tempo, trazia grande praticidade. Uma versão sedã de duas portas não demorou a surgir, com maior espaço traseiro e amplas janelas. Seu carburador único Solex baixava a potência para 34,5 cv, mas o motor de dupla carburação seria oferecido nele mais tarde.

Ao lado do sedã e da perua, o conversível Herald atraía os ingleses pelo estilo simpático e o bom desempenho para sua modesta potência

Em 1960 era a vez do Herald conversível, com um pequeno banco traseiro, motor de dois carburadores e uma capota que quase desaparecia quando recolhida. Um ano depois chegava um motor de 1.147 cm³, 39 cv e 8,3 m.kgf para os três modelos, seguido pela perua Estate Wagon e pelo furgão Courier – nada mais que a perua com o compartimento de carga fechado –, de vida curta. Alcançavam 130 km/h de velocidade máxima. Esse motor equipou o curioso carro anfíbio Amphicar. Continua

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Data de publicação: 31/8/04

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