Na margem do inconformismo
A fábrica de armamentos
Matra criou um pequeno carro |
A sociedade francesa
Matra sempre foi uma especialista em armamentos sofisticados, como os
que equipam os famosos jatos supersônicos Mirage. E na década de 1960
começou a se interessar pelos carros esporte, graças à iniciativa de
Jean-Luc Lagardère, diretor da Matra Sports. Em 1964 adquiriu o controle
acionário da pequena fábrica de René Bonnet. Esta produzia em pequena
escala o modelo Djet, pequeno esportivo de linhas curvas, equipado com
um motor de quatro cilindros Renault em posição central-traseira e
carroceria em poliéster. |
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O 530: faróis escamoteáveis, lanternas circulares, enorme área envidraçada Causando impacto, o
Matra 530A foi exibido em 1965 no Salão de Genebra, na Suíça. O número
530 era o mesmo de um míssil famoso na época. O cupê
2+2 tinha linhas muito interessantes
e aerodinâmicas e media 4,16 metros de comprimento. Chegava às ruas só
em julho de 1967. Depois de testar os motores do
Renault 16 (que fornecia para a Lotus),
do BMW 1800 TI, adaptado à
posição transversal, e do VW 1500
Tipo 3, optou-se pelo V4 da Ford de 1.699 cm³, que equipava o
Taunus 17 M na Alemanha, por ser mais compacto. |
O motor Ford V4, de 1,7 litro e 70 cv, dava bom desempenho ao pequeno francês graças ao baixo peso e à aerodinâmica eficiente |
Sua carroceria, em cunha, misturava linhas curvas e retas. Era obra de Jacques Nocher, que também já tinha estado na Simca. A grade dianteira, oblonga e muito fina, tinha inspiração no Matra MS 620 de corrida. Sobre o capô o destaque ficava por conta dos faróis escamoteáveis. A área envidraçada era ótima, tornando a visibilidade do esportivo muito boa; o "vidro" traseiro era na verdade de plástico Plexiglas. Continua |
Carros do Passado - Página principal - Escreva-nos - Envie por e-mail Data de publicação: 3/2/04 © Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados |