A elegância do felino
A classe e o requinte
habituais à marca davam o |
A marca inglesa do felino
sempre foi sinônimo de esportividade junto com sofisticação, desde sua
fundação em 1922, quando se chamava Swallow Sidecar Company. O desenho
das carrocerias da Jaguar Cars Ltd., de todas as gerações, são distintos
e sofisticados. Não seguem modismos: são clássicos, elegantes e
atraentes. |
Com 5,13 metros de comprimento, era o maior Jaguar construído até então. As linhas sóbrias, que não seguem modismos, tinham os elementos básicos da empresa |
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Os homens da casa de
Browns Lane, situada em Coventry, sob a orientação de Sir William
Lyons, presidente da empresa, já trabalhavam num sucessor digno. Foi
assim que, no Salão de Londres de 1961, o maior Jaguar já construído
era apresentado ao público. O Mark X era um sedã de quatro portas e
três volumes, de linhas harmoniosas e elegantes. Não seguia a
tendência mundial da época de carros com formas retas. Tinha 5,13
metros de comprimento e 1,93 m de largura. |
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O motor inicial era o 3,8-litros lançado com a série XK, que desenvolvia 265 cv e o levava a 190 km/h, ótima marca para a época e para seu porte |
Fato curioso é que este
foi o último modelo a ter o emblema do felino em metal sobre o capô,
depois eliminado por questão de segurança em caso de atropelamentos. |
No amplo painel, todo revestido em madeira nobre, quatro dos instrumentos ficavam à direita do motorista |
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O câmbio podia ser manual de quatro marchas, da marca Moss, sendo que a primeira não era sincronizada e que possuía overdrive opcional e alavanca no assoalho, ou uma automática Borg-Warner DG, com três marchas, na coluna de direção. A tração era traseira, como a Jaguar conservaria em toda sua linha até pouco tempo atrás (o novo X-Type tem tração integral). Continua |
Carros do Passado - Página principal - e-mail Data de publicação: 22/7/03 © Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados |